segunda-feira, 30 de abril de 2012

Lógica e Relações entre Conjuntos

A atividade ocorreu nos 9ºs anos A, D e E da Escola Estadual Ary Pinto das Neves, no dia 10 de abril e sua duração foi de 50 minutos. Ao iniciar a aula foi resolvido o seguinte problema: “Uma atividade com duas questões foi aplicada em uma classe com 40 alunos. Os resultados indicaram que 20 alunos haviam acertado as duas questões, 35 acertaram a 1a questão e 25, a 2a questão”, mostrando aos alunos que simplesmente somar os valores não resolveria a questão. A resolução da questão se deu de modo explicativo, seguindo passos lógicos para facilitar a compreensão.
Em seguida, os alunos foram separados em grupos  e dado a cada grupo uma cartolina onde havia dois conjuntos que se intersectavam desenhados. Foi entregue a eles também 30 quadrados pequenos de papel cartão. Com esse material foi pedido aos alunos que respondessem a seguinte questão: “Em um canil existem 30 cães. 20 foram vacinados contra uma doença A, 15 cães contra uma doença B e 5 cães contra as duas doenças. Represente através de diagrama.” Seguindo os passos lógicos para a resolução do problema e com a ajuda do material disponibilizado, os alunos puderam compreender com maior facilidade o conceito. Portanto a atividade se mostrou positiva e eficaz.




Aula ministrada pela pibidiana Rita Idem.

Jogo da Memória das Relações entre Conjuntos

No dia 03 de abril, dando sequência às atividades do PIBID na Escola Estadual Ary Pinto das Neves nos 9ºs anos A, D e E, foi aplicado o jogo da memória das relações entre conjuntos. Ao iniciar a aula foram relembrados as seguintes relações entre conjuntos, necessárias para a realização do jogo: união, intersecção, diferença e complementar. A seguir, dividindo a classe em grupos, foi iniciado o jogo da memória. O jogo  é realizado da seguinte forma: as cartas são dispostas com a face virada para baixo; um aluno começa jogando ao virar um par de cartas, se ele acertar a correspondência das cartas, tem direito a virar mais um par de cartas; se ele não acertar, outro aluno vira um par de cartas e assim por diante, até que todos os pares correspondentes sejam formados. No jogo os alunos deveriam formar pares entre a representação da relação por símbolos matemáticos e a relação por diagramas. 





Aula ministrada pela pibidiana Rita Idem.


quarta-feira, 18 de abril de 2012

Jogo da velha


Na última sexta feira, 13 de abril, foi aplicado o Jogo da Velha no horário de intervalo, aos alunos da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha. Além de visar o desenvolvimento de raciocínio lógico, esta atividade permitiu aos alunos trabalhar o conceito de área e perímetro de figuras geométricas planas.

O jogo consiste em um tabuleiro de 10 peças (5 quadrados e 5 triângulos) e perguntas que envolvem os conceitos acima.  Dois alunos jogam por vez. Cada aluno é representado por uma figura geométrica no tabuleiro, um sendo o quadrado e o outro, o triângulo.
Depois de determinado quem começa, o primeiro jogador deve responder a uma pergunta matemática, se a resposta estiver correta, ele tem o direito de colocar uma peça no tabuleiro, visando ganhar o tradicional jogo da velha. Caso a resposta esteja errada, ele perde a chance, passando para o adversário. O segundo jogador responde a uma pergunta, se acertar, coloca a peça no tabuleiro; se errar, perde a chance, passando para o primeiro jogador.
Assim, o jogo segue. Ganha quem conseguir completar três quadrados ou três triângulos, seja na horizontal, vertical ou diagonal.
  

Pibidiana responsável: Milenna.

Jogo da Memória - Simetria


Na última semana, 9 a 13 de abril de 2012, o alunos do 7º ano da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha trabalharam o conceito de simetria, através de um Jogo da Memória.

Depois de uma introdução explicativa, eles dividiram-se em grupos e receberam um kit do jogo da memória, com o intuito de reforçar o conceito visto.
As regras do jogo são semelhantes à de um tradicional jogo da memória. O primeiro jogador vira duas cartas e verifica se as figuras são simétricas, se forem, ele recolhe as cartas e tem a chance de virar mais duas. Caso contrário, o jogador perde a vez, passando para o adversário. A vitória é  daquele que obtiver mais pares de cartas simétricas em mãos.

 
Após esta atividade, os alunos realizaram uma avaliação, reproduzindo o conceito estudado.
Pibidianas responsáveis: Aline e Milenna.