segunda-feira, 1 de julho de 2013

Jogos no intervalo – Origami

            No dia 14 de junho, eu e a pibidiana Gisele fomos à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha levar jogos relacionados à Geometria voltada ao 7º ano. O jogo foi criado pela Gisele, eu só o coloquei em prática. Nesse dia, foi a última semana em que era levado jogo a essa escola, pois a cada semana os pibidianos do grupo de Geometria revezam para aplicar tais atividades. Ao longo do intervalo, participaram 15 alunos.
            O jogo consistia em confeccionar o “cubo Sonobe” de origami, para o que era necessário fazer seis dobraduras idênticas para, no final, encaixar uma na outra e formar um único cubo. Notei que essa atividade chamou bastante atenção, mas como era demorada, os alunos que participaram logo no início permaneceram até o final.
            Para iniciar a atividade entregamos seis papeis retangulares para cada aluno e expliquei que de um retângulo podemos extrair um quadrado. Feito isso, ensinei os passos das dobraduras para que eles pudessem continuar e fazer o restante (pois precisavam fazer 6 dobraduras iguais).
            Ao término da dobradura das 6 partes, expliquei como as encaixariam para formar um cubo. Muitos tiveram dificuldade na montagem, pois as  partes não estavam todas iguais, então precisavam desfazer a dobradura e refazer do modo correto.


Pibidiana: Joice Yuko Obata

Nenhum comentário:

Postar um comentário