quinta-feira, 26 de junho de 2014

Plano de Aula - Expressões Numéricas 6º ano/5ª série (DIany A. Nakamura e Marcelo C. Gálio)

PLANO DE AULA – EXPERIÊNCIAS MATEMÁTICAS
Expressões Numéricas
ESCOLA ESTADUAL SEBASTIÃO DE OLIVEIRA ROCHA



Estagiários: Diany A. Nakamura e Marcelo C. Gálio

Plano de Aula: Os Números Naturais e as Expressões Numéricas

Ano/Série: 5ª série/6ºano

Bimestre:

Número de aulas previstas: 05

Conceitos: Números Naturais, Quatro Operações Básicas (+, -, x e :) e Expressões Numéricas.


Conteúdo: Representação Numérica, Comparação e Ordenação, Operações matemáticas básicas (+, -, x, :), expressões numéricas.

Objetivos: Aprimorar o raciocínio lógico e cálculo mental nas operações matemáticas básicas com números naturais interpretando e resolvendo situações problemas que envolvam expressões numéricas.


Materiais necessários:
·        Giz e Lousa
·        Impressões da figura II

Introdução:
Este plano de aula será desenvolvido nos 6º anos, tendo duração total de 5 horas-aula previstas, sendo  distribuídas da seguinte maneira:

Aula 1 (2h-aula): Aula expositiva dialogada, tema: “O surgimento dos números naturais.” Esta aula tem por objetivo principal possibilitar ao aluno entender como se deu a criação dos números Naturais, contextualizando com o atual sistema de numeração. O bolsista iniciará a aula fazendo uma breve análise dos conhecimentos prévios dos alunos a respeito do surgimento dos números, quando, como e porque surgiram. Depois das respostas dos alunos o professor irá relatar um pouco sobre a história da matemática, mais precisamente da história do surgimento dos números naturais.

Os números estão presentes quase sempre em nosso dia-a-dia, e às vezes nem se quer damos conta disso. Vamos pensar um pouco:
·        Quantas vezes você utilizou números hoje?
·        Porque você os utilizou?
·        Você seria capaz de fazer as mesmas coisas que fez desde que saiu de casa até agora se os números não existissem? Por quê?

Depois de ouvir as respostas dos alunos iremos propor um breve levantamento de momentos em que eles usam os números no cotidiano.

Obs.: Anotaremos na lousa as situações que os alunos forem indicando, para que eles percebam o quanto utilizam os números no dia-a-dia.

Antes de dar a definição de números Naturais proporemos uma atividade com a turma, solicitando para que todos peguem uma folha de papel em branco e escrevam números de 1 a 10 verticalmente montando uma pequena tabela, como mostra a figura abaixo.






NUMERAÇÃO ROMANA



Para o término desta aula, passar o seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=ntylzQWvzCA (o vídeo tem duração de 10 min.)


Aula 2 (1h-aula): Aula expositiva e dialogada. O objetivo principal desta aula é desenvolver técnicas pessoais de cálculos mentais e associar a matemática como algo lógico e intuitivo, discutindo pontos de vistas diferentes para situações semelhantes.

Primeiramente o professor iniciará a aula contando a seguinte história:

Uma antiga lenda indiana conta que três pessoas, de olhos vendados, foram colocadas diante de um elefante. Apalpando uma das patas do animal, a primeira pessoa disse se tratar de uma árvore. A segunda tocou a tromba e, assustada, pensou que fosse uma cobra. A terceira, que passava a mão pelo dorso do paquiderme, achou que fosse uma montanha. A Matemática também provoca diversas reações nas pessoas. Como o elefante da história, ela pode ser entendida de várias maneiras, pois trata de diferentes aspectos do conhecimento e da nossa vida diária. É por isso que a Matemática pode ser útil em muitos tipos de atividade, desde as mais simples, como os cálculos feitos nas compras e contas do dia a dia.
(Fonte: IMENES; LELLIS, Matemática (Ensino fundamental I), 2ª ed., editora Moderna, 2012, p.12)

Proporemos questões aos alunos, como:
·        Quais são as quatro operações matemáticas básicas?

Resposta?:Adição, subtração, multiplicação e divisão

·        Qual é a melhor das operações?

Resposta esperada: Todas, pois cada operação tem uma função diferente.


Muita gente pensa, que quem faz contas com rapidez é bom em matemática, mas isto muitas vezes não é verdade, pois fazer contas (cálculos) rapidamente é uma habilidade que se adquire com a prática e todos podem praticar. Muito mais importante que fazer contas com rapidez é descobrir quais são as operações que devemos usar para resolver um problema. Portanto, temos que utilizar o raciocínio!
Vamos dar alguns exemplos de problemas que mostram a importância do raciocínio.
1)      O nadador brasileiro, César Cielo, tem o recorde olímpico de natação de 50m estilo livre de exatamente 21 segundos e 30 milésimos.  Se eu quiser treinar para quebrar o recorde do nadador César Cielo, quanto tempo eu devo fazer para quebrar o recorde nesta modalidade.
Resposta: Para que o recorde seja quebrado eu tenho que fazer um tempo menor do que o do nadador, por exemplo, 21 segundos e 29 milésimos.
2)      Os nortes americanos são as pessoas que mais consomem sorvete no mundo. Em média uma pessoa nos Estados Unidos toma 22 litros de sorvete por ano. Se eu, como brasileiro quiser quebrar o recorde do norte americano, quantos litros de sorvete por ano eu tenho que tomar?
Resposta: Para que este recorde seja quebrado eu devo tomar 23 litros de sorvete por ano.
Não existe somente um método para efetuar o cálculo mental, o melhor jeito para fazer estes cálculos é o modo que melhor nos adequarmos, por isso é bom praticarmos.

Introdução do Conteúdo de Expressões Numéricas
Hoje em dia, o cálculo mental é usado por todas as pessoas intuitivamente. Algumas vezes de tanto repetirmos a mesma operação nos adaptamos a ela e a fazemos com maior facilidade, por exemplo: o cobrador do ônibus quando dá o troco efetua rapidamente a operação de subtração, um funcionário que trabalha no caixa do banco está sempre somando o dinheiro, etc.
Pedir aos alunos que citem exemplos de pessoas que efetuam operações matemáticas mentalmente.
Algumas operações matemáticas seguem algumas regras. Vejamos por exemplo esta situação problema:
2 + 2 + 2 + 2 - 2 + 2 x 2 + 2
Se efetuarmos a operação da esquerda para direita, obteremos como resultado: 18
Se efetuarmos a operação da direita para esquerda, obteremos como resultado: 14
Qual das duas respostas está correta?
A resposta correta é 12, ou seja, nenhuma das anteriores. Mas por que a resposta é 12? Como chegamos nesta resolução?

Para resolver expressões numéricas a primeira ação que devemos priorizar é a ordem em que devem ser resolvidas as operações:


Cuidado: as operações que são consideradas inversas em N, são resolvidas na ordem em que aparecem: explos:
a)      5 – 2 + 3 =
b)     3x4:2
c)       

Agora vamos ver a solução passo a passo do problema acima:
2 + 2 + 2 + 2 - 2 + 2 x 2 + 2
2 + 2 + 2 + 2 - 2 +   4   + 2
4 + 2 + 2 – 2 + 4 + 2
6 + 2 – 2 + 4 + 2
8 – 2 + 4 + 2
6 + 4 + 2
10 + 2 = 12
Mas é realmente necessário fazermos todas essas contas de forma escrita e explícita? Não. Esta conta pode ser efetuada mentalmente.
Resolver a conta de forma oral com os alunos, para representar a conta que deve ser feita mentalmente.
A partir deste problema, verificamos a importância de analisar um problema antes de efetuarmos as contas, pois senão gastaremos mais tempo efetuando várias contas, algumas vezes de modo errôneo.
 Expressões numéricas com a multiplicação:
A multiplicação

A multiplicação nada mais é que uma soma com parcelas iguais. Por exemplo:

7 + 7 + 7 + 7 + 7 = 5. 7 = 35
O número 7 apareceu 5 vezes. Então, 7 vezes 5 dá 35. Da mesma forma:
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 = 7 . 5 = 35


Agora, o número 5 apareceu 7 vezes. Então 5 vezes 7 dá 35. Você já sabe que, em uma multiplicação cada número chama-se fator.

Vamos agora algumas propriedades da multiplicação.

1) Na multiplicação, a ordem dos fatores não altera o resultado. Por isso:
5 . 7 = 7 . 5

2) Quando temos várias multiplicações seguidas, qualquer uma delas pode ser feita primeiro. Por exemplo:

2 . 3 . 5 = (2 . 3) . 5 = 6 . 5 = 30
2 . 3 . 5 = 2 . (3 . 5) = 2 . 15= 30
2 . 3 . 5 = (2 . 5) . 3 = 10 . 3= 30

3) Quando um número multiplica uma soma, ele multiplica cada parcela dessa soma. Por exemplo:

2.(3 + 4 + 5) = (2.12) = 24 Ou, ainda:
2.(3 + 4 + 5) = (2 . 3) + (2 . 4) + (2 . 5) = 6 + 8 + 10 = 24

Atividade Desafio:
2.___ =24
___.___ = 30
5.(___+___)=20


Aula 3 (1h-aula): Aula expositiva e dialogada. O objetivo desta aula é desenvolver técnicas pessoais para a resolução de expressões numéricas. Discutir com os alunos as expressões numéricas. O professar fará a seguinte pergunta: “O que é uma expressão numérica? Em seguida anotará as respostas dos alunos na lousa e discutirá posteriormente com a turma as respostas obtidas, em seguida, dará a definição de expressão numérica e resolverá alguns exercícios.

Expressão numérica é um conjunto de operações numéricas, envolvendo as quatro operações básicas da matemática. Para obter o valor de uma expressão numérica, os cálculos são efetuados na ordem de:
(1º) Potências,
(2º) Multiplicações ou divisões (resolve aquela que aparecer primeiro)
(3º) Adições ou subtrações. (resolve aquela que aparecer primeiro)

Nas expressões apresentarem adições ou subtrações, estas operações são resolvidas na ordem em que aparecem. E quando as expressões apresentarem multiplicações ou divisões estas operações são resolvidas na ordem em que aparecem.
A questão aqui é: se na expressão tivermos operações inversas, estas serão resolvidas na ordem em que aparecem.

Nos casos em que as expressões apresentam sinais de associação (parênteses, colchetes e chaves), esses sinais devem ser resolvidos/eliminados na seguinte ordem:

(1º) Parênteses.
(2º) Colchetes e Chaves.

Por último, resolvem-se as operações que estão fora desses sinais.

Vejamos agora alguns exemplos de expressões numéricas:

2 + (3-2)
Coloquem exercícios mais simples antes
37 – 14 + 35 – 10 = 48
32 ÷2 . 3 ÷ 4 . 5 = 60
180 ÷ 4 . {9 ÷ [3 . (3 . 1)]} = 45.

Depois das explicações, o professor irá colocar na lousa algumas expressões para que os alunos copiem e resolvam em seus cadernos. Os cadernos serão “vistados” ao término desta atividade.

As expressões abaixo foram retiradas de: http://www.escolakids.com/resolvendo-expressoes-numericas-i.htm
  


Explorar os exemplos do quadro acima, relacionando com as ordens das resoluções.

Tarefa para casa:

- Invente uma expressão numérica e resolva-a seguindo as ordens de resolução:
Indiquem aqui as ordens, de preferencia em uma tabela como aquela que na p. 8.


Aula 4 (1h-aula): Aula expositiva e dialogada com participação ativa dos alunos. O objetivo desta aula é desenvolver uma dinâmica com a classe. E posteriormente corrigir os exercícios propostos na aula anterior juntamente com uma revisão do conteúdo, uma vez que a avaliação será na próxima aula.

A dinâmica

Sequência de Números Pares 2 4 6 8 10 12 14...
Sequência de Números Ímpares 1 3 5 7 9 11 13 15...
Seqüência de Fibonacci 1 1 2 3 5 8
PA 2 4 6 8 10 12 14 16
PG 1 2 4 8 16 32 64
Fatorial 1.2.3.4.5.6
Esta atividade terá o objetivo de que o aluno, possa através do cálculo mental e do raciocínio lógico perceber padrões em algumas sequências numéricas.
Os padrões são úteis para a exploração de situações de repetição e do campo da
Geometria, Álgebra, Tratamento da Informação.
“Os padrões permitem que os estudantes construam uma imagem mais positiva da Matemática porque apelam fortemente a que desenvolvam o seu sentido estético e a criatividade, estabeleçam várias conexões entre os diferentes temas, promovam uma melhor compreensão das suas capacidades matemáticas, desenvolvam a capacidade de classificar e ordenar informação e compreendam a ligação entre a matemática e o mundo em que vivem.
Ser professor de Matemática significa, também, selecionar, implementar e apresentar tarefas que maximizem o potencial de aprendizagem dos alunos e que proporcionem a oportunidade de:
•Usar múltiplas representações de um padrão concreta, pictórica e simbólica de uma representação para outra;
•Averiguar se uma lista de números mostra alguma regularidade;
•Descobrir o padrão numa sequência;
•Descrever o padrão oralmente e por escrito;
•Prever termos numa sequência;
•Generalizar;
•Construir uma sequência.” (Vale,Pimentel, et al; 2011)



Aula 5 (1h-aula): Avaliação

Aula 5
AVALIAÇÃO PIBID - 2º bimestre

Nome:_______________________________________________Série/Turma: 6A___

1)     (2,0) Responda corretamente:
a)      Porque os números surgiram?


b)      Cite três métodos que os antigos pastores de ovelhas usavam para contar as ovelhas.


2)     (1,0) Ligue corretamente a ordem em que devemos resolver uma expressão numérica:

Multiplicação ·
Adição           ·
Divisão          ·
Subtração      ·


·
·
·



3)     (2,0) Resolva as seguintes expressões numéricas:
a)      7-(8-3)+1 =



b)      74+10- 5-(6-4)+1 =



c)      4 x 3 + 10 ÷ 2 - 7=



d)      138 + 40 : 10 – 5x( 4 – 4 + 15) : 5 =




4)     (2,5) Complete:
a)      ____ + ____ = 17
b)      5 + (____ - ____) = 2014
c)      (____ : ____) . 1 = 28
d)      (___ + ___) x ( ___ - ___) = 0
e)      ____ x 7 + ____ = ____

5)     (2,5) Crie uma expressão numérica e resolva-a corretamente:












Boa Prova!

Referências


SOUZA, JOAMIR ROBERTO DE; PATARO, PATRÍCIA ROSANA MORENO. Vontade de Saber Matemática, 7º ano. São Paulo: FTD, 2009. 288p. – (Coleção Vontade de Saber).

GIOVANNI JÚNIOR, JOSÉ RUY; CASTRUCCI, BENEDICTO. A Conquista da Matemática, 8º ano. São Paulo: FTD, 2009. 384p. – (Coleção a Conquista da Matemática).

BRASIL (país). Ministério da Educação e Cultura/Brasil. Secretaria de Educação Fundamental MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental: Matemática. Brasília: 1997, Vol. 3

SÃO PAULO (estado). Governo do Estado/Secretaria do Estado de Educação. Proposta Curricular do Estado de São Paulo/ Matemática: Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.São Paulo: 2008,p.42-43.
Disponível em:
http://www.rededosaber.sp.gov.br/portais/Portals/18/arquivos/PropostaCurricularGeral_Internet_md.pdf acessado em: 16/09/2013


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