domingo, 30 de junho de 2013

Intervalo da ESOR - Jogo da velha com figuras geométricas
Esta atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo,  na cartolina colorida. O objetivo do jogo é rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro, pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul, verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso decidido, verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim, explica-se que ganha um ponto quem colocar uma última peça na diagonal, horizontal ou vertical, obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo polígono, do mesmo tamanho ou todas diferentes. Assim o intuito do jogo é acumular o maior número de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão em pontuação adversária.
Participaram 6 alunos e mais uns 3 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sexto ano e alguns do sétimo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário