quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

PENSA RÁPIDO!

O Jogo
O jogo consiste de um baralho com operações de adição e subtração de números de 0 (zero) à 15 (quinze).
Os participantes devem realizar operações matemáticas básicas, como adição e subtração, utilizando-se de tais números mantendo a concentração e a agilidade no raciocínio.

Objetivo
O jogo tem como objetivo fazer com que os participantes eliminem todas as cartas que estão em sua posse.

Público alvo
Este jogo é indicado para alunos do Ensino Fundamental II.

Peças do jogo
100 cartas do baralho elaborado, sendo 48 com a operação de adição, 48 com a operação de subtração e 4 cartas “Pensa Rápido!” (curinga):
- 3 cartas +0;
- 3 cartas +1;
- 3 cartas +2;
- 3 cartas +3;
- 3 cartas +4;
- 3 cartas +5;
- 3 cartas +6;
- 3 cartas +7;
- 3 cartas +8;
- 3 cartas +9;
- 3 cartas +10;
- 3 cartas +11;
- 3 cartas +12;
- 3 cartas +13;
- 3 cartas +14;
- 3 cartas +15;
- 3 cartas -0;
- 3 cartas -1;
- 3 cartas -2;
- 3 cartas -3;
- 3 cartas -4;
- 3 cartas -5;
- 3 cartas -6;
- 3 cartas -7;
- 3 cartas -8;
- 3 cartas -9;
- 3 cartas -10;
- 3 cartas -11;
- 3 cartas -12;
- 3 cartas -13;
- 3 cartas -14;
- 3 cartas -15;
- 4 cartas “PENSA RÁPIDO!”

Preparação
Antes de iniciar, cada jogador deverá pegar ao acaso uma carta do baralho. Após essa etapa, deverão somar todos os valores que aparecerão nas cartas e multiplicar tal resultado por 2. Todos deverão buscar atingir esse mesmo valor durante a partida, sendo que o primeiro que conseguir bater nas cartas terá vantagem sobre os demais.

Como jogar
Para começar a jogar, todas as cartas serão embaralhadas  novamente  e distribuídas igualmente para todos os participantes, cada um formando um pequeno monte de cartas e deixando-as viradas para baixo.
Os jogadores deverão formar uma roda e escolher entre si quem começará o jogo, podendo, por exemplo, pegar cada um a primeira carta de seu monte e ver qual é a maior. Todos deverão manter uma das mãos posicionadas acima do ombro e o primeiro jogador deve pegar a primeira carta do seu monte (com a outra mão) e virá – la para cima no centro da roda, deixando – a visível a todos. O próximo jogador (sempre à direita) deverá fazer o mesmo, sendo que a cada nova carta que é deixada à mostra, os jogadores deverão ficar atentos às operações que forem surgindo e fazendo as respectivas contas, observando que o número que foi somado e multiplicado por 2 (na preparação do jogo), ao ser atingido, será o momento em que todos os participantes deverão bater a mão em cima das cartas e permanecer com a mesma sobre elas, até perceberem quem será o último a fazer isto. O primeiro deverá anunciar o valor atingido:
- Caso ele seja correspondente ao valor da rodada (a contagem foi realizada corretamente), o último que colocar a mão deverá pegar todas as cartas já viradas para si. Entretanto, se o primeiro errar a somatória, ele é quem deverá ficar com elas. 
- Caso ele seja superior ao valor da rodada, o primeiro que bater nas cartas, deverá falar rapidamente de quanto o número foi ultrapassado. Se errar, ele deverá pegar as cartas para si e se acertar, o monte irá para o último a bater nas cartas.
Exemplo:
Objetivo da partida: 18
Número em que está a soma: 17
Próxima carta virada: +4
Os jogadores deverão bater a mão nas cartas e o primeiro deverá dizer: “o resto é 3”.
O jogo ainda possui a carta “pensa rápido”, que ao ser virada para cima, obriga todos os participantes a baterem nas cartas, não importando a soma, mas apenas a agilidade, sendo que o último a bater fica com as cartas.
A rodada é reiniciada a partir do próximo jogador (ao lado do que pegou as cartas) e assim segue o jogo, até que um dos participantes acabe com todas as suas cartas.

Responsável: Luana Beltrami Munhoz

Nenhum comentário:

Postar um comentário