O
Jogo
O jogo consiste de um
baralho com operações de adição e subtração de números de 0 (zero) à 15
(quinze).
Os participantes devem
realizar operações matemáticas básicas, como adição e subtração, utilizando-se
de tais números mantendo a concentração e a agilidade no raciocínio.
Objetivo
O jogo tem como objetivo
fazer com que os participantes eliminem todas as cartas que estão em sua posse.
Público
alvo
Este jogo é indicado para
alunos do Ensino Fundamental II.
Peças
do jogo
100 cartas do baralho
elaborado, sendo 48 com a operação de adição, 48 com a operação de subtração e
4 cartas “Pensa Rápido!” (curinga):
- 3 cartas +0;
- 3 cartas +1;
- 3 cartas +2;
- 3 cartas +3;
- 3 cartas +4;
- 3 cartas +5;
- 3 cartas +6;
- 3 cartas +7;
- 3 cartas +8;
- 3 cartas +9;
- 3 cartas +10;
- 3 cartas +11;
- 3 cartas +12;
- 3 cartas +13;
- 3 cartas +14;
- 3 cartas +15;
- 3 cartas -0;
- 3 cartas -1;
- 3 cartas -2;
- 3 cartas -3;
- 3 cartas -4;
- 3 cartas -5;
- 3 cartas -6;
- 3 cartas -7;
- 3 cartas -8;
- 3 cartas -9;
- 3 cartas -10;
- 3 cartas -11;
- 3 cartas -12;
- 3 cartas -13;
- 3 cartas -14;
- 3 cartas -15;
- 4 cartas “PENSA
RÁPIDO!”
Preparação
Antes de iniciar, cada
jogador deverá pegar ao acaso uma carta do baralho. Após essa etapa, deverão
somar todos os valores que aparecerão nas cartas e multiplicar tal resultado
por 2. Todos deverão buscar atingir esse mesmo valor durante a partida, sendo
que o primeiro que conseguir bater nas cartas terá vantagem sobre os demais.
Como
jogar
Para começar a jogar, todas
as cartas serão embaralhadas
novamente e distribuídas
igualmente para todos os participantes, cada um formando um pequeno monte de
cartas e deixando-as viradas para baixo.
Os jogadores deverão
formar uma roda e escolher entre si quem começará o jogo, podendo, por exemplo,
pegar cada um a primeira carta de seu monte e ver qual é a maior. Todos deverão
manter uma das mãos posicionadas acima do ombro e o primeiro jogador deve pegar
a primeira carta do seu monte (com a outra mão) e virá – la para cima no centro
da roda, deixando – a visível a todos. O próximo jogador (sempre à direita)
deverá fazer o mesmo, sendo que a cada nova carta que é deixada à mostra, os
jogadores deverão ficar atentos às operações que forem surgindo e fazendo as
respectivas contas, observando que o número que foi somado e multiplicado por 2
(na preparação do jogo), ao ser atingido, será o momento em que todos os
participantes deverão bater a mão em cima das cartas e permanecer com a mesma
sobre elas, até perceberem quem será o último a fazer isto. O primeiro deverá
anunciar o valor atingido:
- Caso ele seja
correspondente ao valor da rodada (a contagem foi realizada corretamente), o
último que colocar a mão deverá pegar todas as cartas já viradas para si.
Entretanto, se o primeiro errar a somatória, ele é quem deverá ficar com
elas.
- Caso ele seja superior
ao valor da rodada, o primeiro que bater nas cartas, deverá falar rapidamente
de quanto o número foi ultrapassado. Se errar, ele deverá pegar as cartas para
si e se acertar, o monte irá para o último a bater nas cartas.
Exemplo:
Objetivo da partida: 18
Número em que está a
soma: 17
Próxima carta virada: +4
Os jogadores deverão
bater a mão nas cartas e o primeiro deverá dizer: “o resto é 3”.
O jogo ainda possui a
carta “pensa rápido”, que ao ser virada para cima, obriga todos os
participantes a baterem nas cartas, não importando a soma, mas apenas a
agilidade, sendo que o último a bater fica com as cartas.
A rodada é reiniciada a
partir do próximo jogador (ao lado do que pegou as cartas) e assim segue o
jogo, até que um dos participantes acabe com todas as suas cartas.
Responsável: Luana Beltrami Munhoz
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