Desenvolvido pela pibidiana Raissa de Castro Moda, os triângulos de canudo, forma como ficou conhecido o Kit Triângulos Manipuláveis, trata de uma ferramenta que auxilia o trabalho com triângulos, no que tange à identificação de suas características e componentes, passando pela verificação de diferenças e semelhanças entre esses triângulos, até, por fim, o estabelecimento de classificações.
MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DOS TRIÂNGULOS
- Canudos dobráveis;
- Linha;
- Tesoura.
(SIMMMM, SÓ ISSO!!! E SIMMMMM, É BARATO!!!!)
MODO DE CONFECÇÃO
- Cortar todos os canudos de modo que os dois lados da dobra fiquem de mesmo tamanho.
- Encaixar três partes de canudos, sendo que as dobras serão os vértices dos triângulos.
- Antes de encaixar o último, passar uma linha e amarrar para que as partes, mesmo que se desencaixem, não se soltem e se percam umas das outras.
- Montar kits contendo dois triângulos em cada saquinho, para que os alunos possam fazer comparações quando necessário.
(NÃO É DIFÍCIL FAZER, LEVA POUCO TEMPO, E VALE MUITO A PENA TENTAR!!!)
Imagem dos triângulos de canudinhos
POSSÍVEIS ATIVIDADES
Conceitos prévios desejáveis: ângulos e classificações; figuras geométricas planas e suas propriedades.
Material necessário: kit de triângulos manipuláveis; régua / dedos; transferidor / cantinho de uma folha.
Indicação para construção de triângulos: dar as medidas dos lados, utilizando o dedo.
Indicação para classificação dos ângulos: comparar com um ângulo de 90º, que pode ser feito de papel, ou usando o cantinho do caderno.
- EXPLORANDO OS TRIÂNGULOS MANIPULÁVEIS
Esta atividade pode ser uma primeira atividade com o material. O professor poderá solicitar aos alunos que identifiquem quantos vértices tem um triângulo, onde ficam os ângulos do triângulo e quais os lados do triângulo. Depois, pode pedir para o aluno observar o que acontece com os ângulos quando aumenta todos os lados de um triângulo proporcionalmente e se o resultado é igual ou diferente a mudar um ou dois lados sem ser de maneira proporcional. Dentre outras explorações.
- DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE TRIÂNGULOS
O professor, com este material, pode construir tipos diferentes de triângulos e solicitar aos alunos que comparem estes triângulos quanto suas características (lados, ângulos, vértices, faces, enfim). Depois, dar vários exemplos de triângulos e pedir aos alunos que os agrupem segundo as suas semelhanças.
- CONSTRUINDO E CLASSIFICANDO TRIÂNGULOS
Por fim, para esta atividade o professor pode solicitar aos alunos que construam certos triângulos e, posteriormente, dê suas classificações quanto a lados e quanto aos ângulos. Exemplo:
O professor pede: triângulo com lado 1 = 4 dedos; lado 2 = 4 dedos; lado 3 = 4 dedos
O aluno deve responder: triângulo equilátero e acutângulo.
Uma discussão importante a ser feita é quanto a possibilidade ou não de se ter, por exemplo, um ângulo reto e um obtuso em um triângulo ao mesmo tempo. Ou então dois obtusos, ou dois retos. Outra, é quanto as possíveis combinações de classificações de triângulos quanto aos lados e ângulos. Por exemplo: “é possível
um triângulo isósceles e obtusângulo? E um retângulo e equilátero? E um obtusângulo e equilátero?”. Mais uma, quanto a afirmação de um triângulo isósceles ser equilátero ou vice-versa (relacionando com o quadrado e o retângulo - caso especial).
(ENTRETANTO, PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E USAR ESTES SIMPLES OBJETOS DA FORMA COMO PENSAR!!)
(ENTRETANTO, PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E USAR ESTES SIMPLES OBJETOS DA FORMA COMO PENSAR!!)
Boa sorte!
Texto de Raissa de Castro Moda
Texto de Raissa de Castro Moda