sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Ensinar matemática pode ser simples e barato! Aprender, pode ser verificando na prática os conceitos envolvidos!

Desenvolvido pela pibidiana Raissa de Castro Moda, os triângulos de canudo, forma como ficou conhecido o Kit Triângulos Manipuláveis, trata de uma ferramenta que auxilia o trabalho com triângulos, no que tange à identificação de suas características e componentes, passando pela verificação de diferenças e semelhanças entre esses triângulos, até, por fim, o estabelecimento de classificações.

MATERIAIS PARA CONFECÇÃO DOS TRIÂNGULOS

    • Canudos dobráveis;
    • Linha;
    • Tesoura.
(SIMMMM, SÓ ISSO!!! E SIMMMMM, É BARATO!!!!)

MODO DE CONFECÇÃO


  1. Cortar todos os canudos de modo que os dois lados da dobra fiquem de mesmo tamanho.
  2. Encaixar três partes de canudos, sendo que as dobras serão os vértices dos triângulos.
  3. Antes de encaixar o último, passar uma linha e amarrar para que as partes, mesmo que se desencaixem, não se soltem e se percam umas das outras.
  4. Montar kits contendo dois triângulos em cada saquinho, para que os alunos possam fazer comparações quando necessário.
(NÃO É DIFÍCIL FAZER, LEVA POUCO TEMPO, E VALE MUITO A PENA TENTAR!!!)

Imagem dos triângulos de canudinhos

POSSÍVEIS ATIVIDADES

Conceitos prévios desejáveis: ângulos e classificações; figuras geométricas planas e suas propriedades.
Material necessário: kit de triângulos manipuláveis; régua / dedos; transferidor / cantinho de uma folha.
Indicação para construção de triângulos: dar as medidas dos lados, utilizando o dedo.
Indicação para classificação dos ângulos: comparar com um ângulo de 90º, que pode ser feito de papel, ou usando o cantinho do caderno.

  • EXPLORANDO OS TRIÂNGULOS MANIPULÁVEIS

Esta atividade pode ser uma primeira atividade com o material. O professor poderá solicitar aos alunos que identifiquem quantos vértices tem um triângulo, onde ficam os ângulos do triângulo e quais os lados do triângulo. Depois, pode pedir para o aluno observar o que acontece com os ângulos quando aumenta todos os lados de um triângulo proporcionalmente e se o resultado é igual ou diferente a mudar um ou dois lados sem ser de maneira proporcional. Dentre outras explorações.

  • DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE TRIÂNGULOS

O professor, com este material, pode construir tipos diferentes de triângulos e solicitar aos alunos que comparem estes triângulos quanto suas características (lados, ângulos, vértices, faces, enfim). Depois, dar vários exemplos de triângulos e pedir aos alunos que os agrupem segundo as suas semelhanças.

  • CONSTRUINDO E CLASSIFICANDO TRIÂNGULOS

Por fim, para esta atividade o professor pode solicitar aos alunos que construam certos triângulos e, posteriormente, dê suas classificações quanto a lados e quanto aos ângulos. Exemplo:

O professor pede: triângulo com lado 1 = 4 dedos; lado 2 = 4 dedos; lado 3 = 4 dedos
O aluno deve responder: triângulo equilátero e acutângulo.

Uma discussão importante a ser feita é quanto a possibilidade ou não de se ter, por exemplo, um ângulo reto e um obtuso em um triângulo ao mesmo tempo. Ou então dois obtusos, ou dois retos. Outra, é quanto as possíveis combinações de classificações de triângulos quanto aos lados e ângulos. Por exemplo: “é possível
um triângulo isósceles e obtusângulo? E um retângulo e equilátero? E um obtusângulo e equilátero?”. Mais uma, quanto a afirmação de um triângulo isósceles ser equilátero ou vice-versa (relacionando com o quadrado e o retângulo - caso especial).


(ENTRETANTO, PODE USAR SUA CRIATIVIDADE E USAR ESTES SIMPLES OBJETOS DA FORMA COMO PENSAR!!)

Boa sorte!

Texto de Raissa de Castro Moda

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