sábado, 22 de outubro de 2016

Conheça um novo Jogo sobre matemática financeira: O "Financeira-Mente"!

Jogo "Financeira-Mente"

Imagens do Jogo

Imagem 1 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 2 - Fichas dos jogadores e dinheiros do Banco.


Imagem 3 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 4 - Cartas de Ações do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 5 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.


Imagem 6 - Cartas de Eventos do Jogo e dinheiros do Banco.

 

  Imagem 7 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.


Imagem 8 - Aplicação do Jogo "Financeira-Mente", durante a Semana das Crianças, de 10 à 11 de Outubro, organizado pelo PIBID de Matemática, na Escola Estadual Attília Prado Margarido.

 

Regras do Jogo

Regras Gerais:

Objetivos:
Ganha o primeiro jogador a chegar em 100.000 reais (modo de jogo curto) ou em 1 milhão de reais em dinheiro (modo de jogo longo).

Organização Prévia:
Cada jogador deve escolher uma ficha de personagem (Michele, Pedro, Antônio, Amanda, Carla, Rodrigo), cada qual com um determinado interesse (Moda, Música, Tecnologia, Viagem, Fotografia, Videogame), aonde cada um deve começar com uma soma de notas equivalente a R$1.500,00 (mil e quinhentos reais) e três cartas de Ações. O dinheiro restante vai para o centro da mesa no Banco e as cartas restantes vão para o centro da mesa em um monte.

Começando o Jogo:
Começa o jogo o primeiro jogador que souber quanto é o resultado de (20+3+15+10+5-10-6+5). No começo de cada rodada, deve-se sacar uma carta de Evento que terá como efeito todos os jogadores (tirando cartas que especificam quais personagens serão os afetados. Caso o personagem não esteja em jogo, a carta é descartada e outra é retirada em seu lugar). Após ter feito a ação da carta Evento, é a vez do jogador.

Ações do Jogador:
O jogador deve começar seu turno pegando o Dinheiro do seu salário (Inicialmente de R$1.000,00) e pagando suas contas (Inicialmente de  R$500,00). Tendo feito isso, o jogador pode escolher jogar uma carta de Ação ou passar a sua vez. Caso o jogador escolha usar uma carta de Ação, ele pode usar quantas quiser, porém, o mesmo só poderá repor 1 carta por rodada consequinte. As cartas de ação podem ficar ativas na mesa por um período e depois serem descartadas, podem ser ativadas e descartadas logo em seguida ou podem ser ativadas e permanecerem até o final da partida, sendo a diferenciação destas, feitas no texto da própria carta.

Cartas de Evento
As cartas de Evento podem ditar acontecimentos globais que interferem nas ações de todos jogadores ou acontecimentos pessoais. Nos casos de acontecimentos pessoais, os jogadores são obrigados a realizar o pagamento. Tais pagamentos podem ser feitos em parcelas, mas para isso o jogador deve marcar quais são os valores debitados em sua ficha para facilitar o controle.

Cartas de Investimento
Quando uma carta de investimento entra em jogo, o jogador deve deixar a quantia determinada separada ao lado de suas notas. Esse dinheiro pertence ao jogador, porém só conta para o valor total em sua posse, podendo ser utilizado apenas se o jogador utilizar a ação de Quebra de Contrato. O montante somado determinado na carta deve ser posto junto com o investimento inicial.

Autoria do Jogo e texto da: Carolina Lia Cerne.

Clique aqui para conferir o Jogo completo!

Um comentário:

  1. Olá sou professora, formadora de Matemática do EF, seria possível disponibilizar este jogo para que eu pudesse usar como meus professores?

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