quinta-feira, 6 de julho de 2017

Jogo: Algeplan

JOGO: "Algeplan"

Público Alvo: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

Objetivos Gerais: familiarizar os alunos com o uso de incógnitas para representar variáveis e relacionar áreas de figuras geométricas regulares com equações de 2º grau.

Objetivo: com as peças (monômios) calcular as áreas das figuras, compará-las e também visualizar geometricamente problemas envolvendo área de figuras retangulares.

Introdução
O jogo é um material utilizado para o ensino da soma, multiplicação, subtração e divisão de polinômios de grau até dois.
A ideia principal do Algeplan é trabalhar com os polinômios utilizando retângulos. A partir desta concepção são construídas as peças, chamadas de monômios, que compõem este material.
Este jogo foi adaptado do “Algeplan Virtual”, desenvolvido por Cristiano Lopes Lima e Patrícia Lima da Silva em parceria com o MDMat disponível em: http://mdmat.mat.ufrgs.br/algeplan.

 Composição do jogo:
O jogo é composto por 6 peças de cores e tamanhos diferentes (conforme figura abaixo) e algumas questões.

Para confecção das figuras é necessário papel color 7 e as mesmas possuem as seguintes medidas:
Figura 1 (unidade de medida): 3cm x 3cm
Figura 2 (y²): 4cm x 4cm
Figura 3(x²): 9cm x 9cm
Figura 4 (x): 3cm x 9cm
Figura 5 (y): 3cm x 4cm
Figura 6 (xy): 4cm x 10cm

Questões propostas para solucionar através das figuras:
1.      Quantas unidades de medida cabem em y?
2.      Quantas vezes y cabe em x?
3.      Quantas unidades cabem em x?
4.      x² cabe em x?
5.    Temos um tapete de lado x unidades. Se dona Alícia aumentar 4 unidades de cada lado do tapete, qual será a nova área obtida?
6.      João comprou um pastel pequeno de tamanho xy. Quantas unidades de medida faltam para formar o grande que tem o tamanho x²?
7.      Comprei balas com tamanho de uma unidade de medida e tenho dois tipos de vasilha: uma de tamanho y e outra de tamanho x. Em qual vasilha cabem mais balas?
8.      No mercado comprei um pacote de arroz de tamanho x² e um de feijão de tamanho y². Qual o total da área que os dois pacotes ocupam em minha sacola de compras? Esboce o desenho
9.      Represente as equações com os cartões:

a.                 2x² + 8x + 6
b.                 x² + 1
c.                 x² + xy + y²
d.                x + y
e.                 x – y
f.                  y² - 1
g.                 x² - y²
h.                 x² + 2x + 1
 


Regras do jogo:

1.      Montar grupos de 4 a 6 alunos e distribuir 15 peças de cada cor para cada um dos grupos.
2.      Pedir que os alunos solucionem as questões discutindo em grupo as possibilidades e fazendo o registro de cada exercício.
3.      Os registros devem ser feitos por todos dos integrantes do grupo, sejam eles de forma escrita e/ou desenhada.
4.      O professor/orientador deve deixar que os alunos tentem solucionar todas as questões sem dizer as respostas.
5.      Caso algum grupo não consiga resolver uma questão, eles devem pular e passar para a próxima, e depois retornar à questão.





2 comentários:

  1. obgigada,essa matéria me ajudou muito com o meu trabalho.

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  2. Quadrados nas cores primárias
    -5 Vermelho 3cm X 3cm
    -4 Azul 7cm X 7cm
    -4 Amarelo 13cm X 13cm

    Retângulos nas cores secundárias
    -4 Verde 13cm X 7cm
    -4 Laranja 13cm X 3cm
    -8 Roxo 7cm X 3cm

    Resolva colocando peças na lateral da folha:

    1) (b+c) . (b+c)

    2) (a+c) . (a+c)

    3) (a+a) . (b+c)

    Resolva com as peças em cima da folha formando quadrado ou retângulo fechado:

    1) 2 peças laranjas
    1 peça verde
    Sugestão: formar um retângulo fechado

    2) 1 peça azul
    1 peça vermelha
    2 peças roxas
    Sugestão: formar um quadrado

    3) 4 Peças vermelhas
    4 peças azuis
    8 peças roxas
    Sugestão: formar um quadrado

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