JOGO: "Algeplan"
Público
Alvo: 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
Objetivos
Gerais: familiarizar os alunos com o uso de incógnitas para representar
variáveis e relacionar áreas de figuras geométricas regulares com equações de
2º grau.
Objetivo:
com as peças (monômios) calcular as áreas das figuras, compará-las e também
visualizar geometricamente problemas envolvendo área de figuras retangulares.
Introdução
O jogo é um material utilizado para o ensino da soma,
multiplicação, subtração e divisão de polinômios de grau até dois.
A ideia principal do Algeplan é trabalhar com os polinômios
utilizando retângulos. A partir desta concepção são construídas as peças,
chamadas de monômios, que compõem este material.
Este jogo foi adaptado do “Algeplan Virtual”, desenvolvido
por Cristiano Lopes Lima e Patrícia Lima da Silva em parceria com o MDMat
disponível em: http://mdmat.mat.ufrgs.br/algeplan.
Composição
do jogo:
O
jogo é composto por 6 peças de cores e tamanhos diferentes (conforme figura
abaixo) e algumas questões.
Para confecção das figuras é necessário papel color 7 e as
mesmas possuem as seguintes medidas:
Figura 1 (unidade de medida): 3cm x 3cm
Figura 2 (y²): 4cm x 4cm
Figura 3(x²): 9cm x 9cm
Figura 4 (x): 3cm x 9cm
Figura 5 (y): 3cm x 4cm
Figura 6 (xy): 4cm x 10cm
Questões propostas para solucionar através das figuras:
1.
Quantas unidades de medida cabem em y?
2.
Quantas vezes y cabe em x?
3.
Quantas unidades cabem em x?
4.
x² cabe em x?
5. Temos um tapete de lado x unidades. Se dona Alícia aumentar 4 unidades de cada lado do tapete,
qual será a nova área obtida?
6.
João comprou um pastel pequeno de tamanho xy. Quantas
unidades de medida faltam para formar o grande que tem o tamanho x²?
7.
Comprei balas com tamanho de uma unidade de medida e
tenho dois tipos de vasilha: uma de tamanho y e outra de tamanho x. Em qual
vasilha cabem mais balas?
8.
No mercado comprei um pacote de arroz de tamanho x² e
um de feijão de tamanho y². Qual o total da área que os dois pacotes ocupam em
minha sacola de compras? Esboce o desenho
9.
Represente as equações com os cartões:
a.
2x² + 8x + 6
b.
x² + 1
c.
x² + xy + y²
d.
x + y
e.
x – y
f.
y² - 1
g.
x² - y²
h.
x² + 2x + 1
Regras do jogo:
1.
Montar grupos de 4 a 6 alunos e distribuir 15 peças de
cada cor para cada um dos grupos.
2.
Pedir que os alunos solucionem as questões discutindo
em grupo as possibilidades e fazendo o registro de cada exercício.
3.
Os registros devem ser feitos por todos dos integrantes
do grupo, sejam eles de forma escrita e/ou desenhada.
4.
O professor/orientador deve deixar que os alunos tentem
solucionar todas as questões sem dizer as respostas.
5.
Caso algum grupo não consiga resolver uma questão, eles
devem pular e passar para a próxima, e depois retornar à questão.
obgigada,essa matéria me ajudou muito com o meu trabalho.
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ResponderExcluirQuadrados nas cores primárias
-5 Vermelho 3cm X 3cm
-4 Azul 7cm X 7cm
-4 Amarelo 13cm X 13cm
Retângulos nas cores secundárias
-4 Verde 13cm X 7cm
-4 Laranja 13cm X 3cm
-8 Roxo 7cm X 3cm
Resolva colocando peças na lateral da folha:
1) (b+c) . (b+c)
2) (a+c) . (a+c)
3) (a+a) . (b+c)
Resolva com as peças em cima da folha formando quadrado ou retângulo fechado:
1) 2 peças laranjas
1 peça verde
Sugestão: formar um retângulo fechado
2) 1 peça azul
1 peça vermelha
2 peças roxas
Sugestão: formar um quadrado
3) 4 Peças vermelhas
4 peças azuis
8 peças roxas
Sugestão: formar um quadrado