terça-feira, 4 de julho de 2017

Jogo: Trunfo Dos Inteiros

Responsável: Deborah Emiliano Waldow


Público-alvo: 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental


Objetivos: O objetivo principal do jogo é trabalhar operações (adição e subtração) de números inteiros com os alunos. Através desse jogo podemos trabalhar com os alunos a resolução de equações simples em forma de problemas do cotidiano com valores positivos e negativos, além de trabalhar a comparação dos números inteiros e também a interpretação de situações problemas.
O objetivo final do jogo é conseguir ficar com todas as cartas do baralho.


Material Utilizado: 30 cartas, cada uma delas contendo um problema envolvendo adição e/ou subtração de números inteiros.


Quantidade de jogadores: 3 ou 4 jogadores por baralho.


Como jogar: - Formados os grupos, as cartas são embaralhadas e distribuídas em mesma quantidade para cada jogador. Se o grupo for de 4 jogadores, retirar 2 cartas do baralho aleatoriamente.
- Cada jogador pega o seu monte de carta e olha a primeira carta do monte.
- As cartas do baralho na mão de cada jogador não poderão ser invertidas de ordem em nenhum momento durante o jogo.
- O jogador mais novo começa jogando.
- Para iniciar o jogo, o primeiro jogador olha a carta inicial do seu monte, lê o problema e o resolve dizendo para os outros jogadores o valor que obteve. Em seguida os outros jogadores devem fazer o mesmo comparando assim os valores obtidos por cada jogador na rodada.
- O jogador que tiver a carta com o maior valor ganha a rodada e leva as cartas dos outros jogadores, colocando as cartas usadas na rodada (inclusive a dele) atrás (no fim) do seu baralho.
- Na próxima rodada, o jogador que ganhou anteriormente começa lendo e resolvendo o problema proposto em sua próxima carta.

Observação: Cada jogador tem que resolver o seu problema e falar o resultado para os outros. Os jogadores devem sempre ler o problema e conferir o resultado uns dos outros para garantir que o valor que cada jogador anunciou não está errado.

Se o jogador respondeu errado ele é eliminado perdendo todo o baralho, que é deixado de lado e não é mais utilizado na partida.
Imagem 01: Cartas de 1 a 12

Imagem 02: Cartas de 13 a 24

Imagem 03: Cartas de 28 a 30
Imagem 04: Resultado dos problemas

Nenhum comentário:

Postar um comentário