quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Jogo - FutMat

Desenvolvedor: Kadu Vinicius Toledo Paulino



Jogo
                                                       FUTMAT.


Introdução:

O jogo Futmat tem como propósito trabalhar com as operações fundamentais que são: Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão. Através de uma competição de cobrança de pênaltis, o aluno poderá aprimorar o conhecimento e o uso correto das operações descritas acima, além de elaborar estratégias mentais na resolução de cálculos matemáticos.

Público Alvo:

Alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental.

Objetivos Gerais:

Desenvolver a capacidade dos alunos na resolução de cálculos envolvendo os números reais.

Objetivo do Jogo:

Sanar as dúvidas dos alunos sobre o conteúdo das operações básicas no conjunto dos números reais.

Composição do jogo:

Composto por bolas de futebol e será realizado na quadra.

Regras do jogo:

  1. Participam do jogo 5 pessoas por gol;
  2. No início, uma pessoa é escolhida ao acaso para começar como goleiro, sendo que os demais serão os cobradores de pênaltis;
3.      Uma fila é então feita, e o jogo começa com o primeiro cobrador batendo o pênalti;
4.      Então, diante disso, quatro eventos podem ocorrer:
a.       O cobrador acerta o pênalti, e nesse caso uma pergunta matemática é feita para o mesmo. Se ele acertar a pergunta, ganha um ponto e vai para o gol, e a pessoa que estava no gol vai para o fim da fila de cobradores sem receber ponto algum;
b.      O cobrador acerta o pênalti, e nesse caso uma pergunta matemática é feita para o mesmo. Se ele errar a pergunta, um ponto é dado automaticamente ao goleiro, que continua no gol, e o cobrador que errou a pergunta volta para o fim da fila de cobradores;
c.       O cobrador erra o pênalti (chutando para fora ou o goleiro pegando), nesse caso, o goleiro deve responder uma pergunta matemática. Se ele acertar a pergunta, ganha um ponto e continua no gol, e a pessoa que errou o pênalti vai para o fim da fila de cobradores sem receber ponto algum;
d.      O cobrador erra o pênalti (chutando para fora ou o goleiro pegando), nesse caso, o goleiro deve responder uma pergunta matemática. Se ele errar a pergunta, um ponto é dado automaticamente ao cobrador, que vai para o gol e o goleiro vai para o fim da fila de cobradores;
5.      Ganha o jogo quem marcar mais pontos depois de 25 minutos;




Observações:

  • As perguntas podem ser escolhidas por quem estiver aplicando o jogo, por exemplo 30/6, 15x5, etc.
·         Quem estiver aplicando o jogo, deve ficar com uma caneta e um papel para marcar os pontos de quem estiver participando, para não gerar confusão ao longo da brincadeira.

·         Como temos dois gols por quadra, o número de participantes do jogo pode ser de 10 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário