Jogo
FUTMAT.
Introdução:
O jogo Futmat tem como propósito
trabalhar com as operações fundamentais que são: Adição, Subtração,
Multiplicação e Divisão. Através de uma competição de cobrança de pênaltis, o
aluno poderá aprimorar o conhecimento e o uso correto das operações descritas
acima, além de elaborar estratégias mentais na resolução de cálculos
matemáticos.
Público Alvo:
Alunos a partir do 6º ano do Ensino
Fundamental.
Objetivos Gerais:
Desenvolver a capacidade dos alunos na
resolução de cálculos envolvendo os números reais.
Objetivo do Jogo:
Sanar as dúvidas dos alunos sobre o
conteúdo das operações básicas no conjunto dos números reais.
Composição do jogo:
Composto por bolas de futebol e será
realizado na quadra.
Regras do jogo:
- Participam
do jogo 5 pessoas por gol;
- No
início, uma pessoa é escolhida ao acaso para começar como goleiro, sendo
que os demais serão os cobradores de pênaltis;
3. Uma fila
é então feita, e o jogo começa com o primeiro cobrador batendo o pênalti;
4. Então,
diante disso, quatro eventos podem ocorrer:
a.
O cobrador acerta o pênalti, e nesse caso uma
pergunta matemática é feita para o mesmo. Se ele acertar a pergunta, ganha um
ponto e vai para o gol, e a pessoa que estava no gol vai para o fim da fila de
cobradores sem receber ponto algum;
b.
O cobrador acerta o pênalti, e nesse caso uma
pergunta matemática é feita para o mesmo. Se ele errar a pergunta, um ponto é
dado automaticamente ao goleiro, que continua no gol, e o cobrador que errou a
pergunta volta para o fim da fila de cobradores;
c.
O cobrador erra o pênalti (chutando para fora ou o
goleiro pegando), nesse caso, o goleiro deve responder uma pergunta matemática.
Se ele acertar a pergunta, ganha um ponto e continua no gol, e a pessoa que
errou o pênalti vai para o fim da fila de cobradores sem receber ponto algum;
d.
O cobrador erra o pênalti (chutando para fora ou o
goleiro pegando), nesse caso, o goleiro deve responder uma pergunta matemática.
Se ele errar a pergunta, um ponto é dado automaticamente ao cobrador, que vai
para o gol e o goleiro vai para o fim da fila de cobradores;
5. Ganha o
jogo quem marcar mais pontos depois de 25 minutos;
Observações:
- As perguntas podem ser
escolhidas por quem estiver aplicando o jogo, por exemplo 30/6, 15x5, etc.
·
Quem estiver aplicando o jogo, deve
ficar com uma caneta e um papel para marcar os pontos de quem estiver
participando, para não gerar confusão ao longo da brincadeira.
·
Como temos dois gols por quadra, o
número de participantes do jogo pode ser de 10 pessoas.
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