segunda-feira, 15 de junho de 2015

Jogo dos três passes

Autora: Natália Laís Porta.

Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental.

Material necessário: Uma bola, coletes ou algo que diferencie os times.

Conceitos matemáticos envolvidos: Operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Introdução: O jogo se baseia no “Jogo dos sete passes” que tem basicamente as mesmas regras, porém com algumas alterações para ser um jogo mais dinâmico e trabalhar com conteúdos matemáticos. Antes de iniciar o jogo deverá ser realizada a divisão dos participantes em dois times. Os times ficam espalhados por todo o espaço do jogo e têm que realizar uma série de três passes sem deixar que o outro time pegue a bola.

Regras:
O jogo se iniciará no centro da quadra (ou espaço disponível), com o aplicador do jogo e um jogador de cada time. O aplicador jogará a bola para o alto e aquele que conseguir pegar a bola coloca sua equipe como aquela que tem a posse de bola.
A equipe que tem a posse de bola deverá efetuar três passes sem que haja interrupção da equipe adversária para que marque um ponto, ou seja, sem que nenhum membro da equipe adversária pegue a bola durante esses três passes. Portanto, a cada bola interceptada pela equipe adversária, a contagem é reiniciada do zero.
Por exemplo, se o time A fosse efetuar o seu segundo passe, mas alguém do time B pegou a bola, então o número de passes das duas equipes passa a ser 0 e agora quem tem a posse da bola é o time B.
Quando uma equipe completar os três passes terá que realizar uma conta (adição, subtração, multiplicação ou divisão) para validar seu ponto, caso a equipe erre o ponto não é validado. Após a validação ou não do ponto, o jogo se reinicia no meio da quadra.
Para terminar o jogo, pode-se escolher entre duas regras: Ou a equipe que atingir uma determinada quantidade de pontos vence ou após um determinado tempo a equipe que tiver mais pontos vence.


Observação: Os passes podem ser feitos apenas com as mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário