segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dança dos Números

Responsável: Bianca de Souza Denadai

O Jogo

Jogo dos números, é jogado em grupo, onde cada pessoa tem que tentar sentar em uma cadeira, aquela que não conseguir se sentar, terá que responder uma pergunta matemática, algumas menos complicadas, para séries mais novas, e algumas mais elaboradas para turmas mais avançadas, se a pessoa acertar a resposta, que será respondida em sigilo, escolherá outro jogador para responder, se acertar será escolhido um terceiro.

Objetivo

O jogo tem como objetivo fazer com que os alunos realizem operações matemáticas.

Publico alvo

Este jogo é indicado para alunos de 6° ano em diante.

Perguntas durante o jogo

As perguntas feitas durante o jogo se adaptam a vários assuntos e níveis da turma.

sexto ano: contas de nível fácil relacionada a soma, subtração, divisão e multiplicação de números naturais.
ex: 25+43=68
    10*21=210
sétimo ano: contas de nível médio relacionada a soma, subtração, divisão e multiplicação de números inteiros.
ex: -35/5=-7
     (-4)*(-3)=12
oitavo ano: conta de nível fácil relacionada a equações de primeiro grau.
ex: 4x=16.
      x=10-2.

nono ano: conta de nível médio relacionada a raiz quadrada exata.
ex:raiz quadrada de 4.
    raiz quadrada de 16.


Como jogar

Preparação do jogo: Para que N alunos, N>2, participem do jogo, precisaremos de N-1 cadeiras. Precisaremos de mais uma pessoa que deverá emitir algum som o ligar um aparelho musical.


Início do jogo: O jogo se inicia com todos os jogadores em volta das cadeiras, o som começa a ser reproduzido, e os jogadores começam a andar em volta das cadeiras, assim que o som parar, todos tentam se sentar, aquele que não conseguir sentar numa cadeira, terá que responder uma pergunta matemática, se este errar está fora do jogo e uma cadeira é retirada. Se ele acertar, escolherá um segundo jogador para responder, se este errar os dois estão fora e duas cadeiras são tiradas. Se este acertar, escolherá um terceiro jogar, se este errar está fora e será tirada uma cadeira. Se este acertar os dois primeiros estão fora e duas cadeiras são tiradas.
Fim de jogo:
O jogo termina, quando restarem dois jogadores e apenas uma cadeira, o que não conseguir sentar, responderá uma pergunta, se errar o que se sentou ganha, se acertar ele ganha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário