Responsável: Daniela Perez
O Jogo
Este jogo se baseia no jogo famoso
já existente “Feche a Caixa”, que é um jogo de dados muito antigo que envolve
conceitos matemáticos, e que foi inventado por marinheiros da Normandia, e
regiões litorâneas da França e da Inglaterra, há mais de 200 anos. Como as
viagens em alto mar eram bastante longas, para se divertir, eles desafiavam uns
aos outros, e por onde paravam ensinavam as regras aos habitantes dos lugares;
desta forma, o jogo ficou conhecido mundialmente. Esta nova versão tem regras
muito parecidas, porém, algumas combinações numéricas “valem” mais que as
outras, além de que o nível do jogo elevou-se com a inclusão de novos números e
operações.
Público
alvo
Este
jogo é indicado para alunos do 6º ano ao 9º do Ensino Fundamental.
Materiais
necessários
·
Uma caixa retangular de papelão ou
madeira, com números indicados de 1 a 12, escritos em papéis e dispostos em
fila;
·
12 tampinhas de garrafa pet ou círculos
do mesmo tamanho feitos de EVA;
·
2 dados comuns (números de 1 a 6);
·
1 dado indicando a operação que deverá
ser realizada;
·
Papel e caneta para anotar a quantidade
de pontos feitos pelos jogadores.
Conceitos
matemáticos envolvidos
O jogo envolve o raciocínio lógico, combinações numéricas e as operações
de adição, subtração e multiplicação.
Como
jogar
A
Escolha Certa é um jogo que pode ter até 5 participantes. Ele requer que os
participantes saibam realizar as operações matemáticas básicas, e que também
sejam ágeis no raciocínio. Vence o jogo aquele que realizar as melhores
escolhas, e desta forma, conseguir cobrir todos os números ou então, ficar com
a menor quantidade de pontos possíveis.
Os
jogadores devem estar sentados em círculo, possibilitando que uns vejam os
outros enquanto realizam suas jogadas. O critério para ordenar qual
participante iniciará o jogo, e assim por diante, até o quinto, pode ser
determinado lançando os dados; e se algum participante obtiver o mesmo
resultado do dado lançado por outro, eles lançam novamente.
O
primeiro jogador lança os dois dados comuns, e em seguida joga o dado que
indica a operação que deverá ser realizada. A partir disto, a cada lançamento
dos dados, ou seja, a cada jogada, o participante deve fazer uma escolha, e
cobrir os números que forem possíveis, de acordo com os seguintes critérios:
·
Se o dado das operações indicar a
adição, o jogador pode cobrir o resultado obtido com a soma dos dois números que
saíram nos dados comuns, ou pode escolher dois números distintos cuja soma dê o
mesmo resultado, e cobri-los;
·
Se o dado das operações indicar a
subtração, o jogador pode cobrir o resultado obtido fazendo a diferença entre
os dois números indicados pelos dados comuns (sempre o número maior menos o
número menor), ou pode escolher outros dois números distintos cuja diferença dê
o mesmo resultado, e cobri-los;
·
Se ao realizar a subtração com os
números obtidos pelo lançamento dos dados o resultado for zero (isto ocorre
quando os dois dados indicam o mesmo número), o jogador ganha o poder de
escolher qualquer número da caixa que ainda não esteja coberto, e pode tapá-lo;
·
Se o dado das operações indicar a
multiplicação, o jogador pode cobrir o resultado obtido fazendo o produto dos
dois números indicados pelos dados, ou pode escolher outros dois números
distintos cujo produto dê o mesmo resultado, e cobri-los;
·
Se no lançamento dos dados o
participante obtiver os dois dados indicando o número cinco, e o dado das operações
indicando a multiplicação; esta combinação nós vamos chamar de “combinação de
ouro”, e o jogador ganhará o poder de escolher dois números da caixa que ainda
não estejam cobertos, e tapá-los.
Quando um jogador conseguir tapar todos os números de 7 à 12, ele poderá continuar jogando de acordo com os
critérios descritos acima, ou poderá abandonar o dado das operações e também um
dos dados comuns, ficando a mercê da sorte.
No momento em que o participante realizar uma jogada e não tiver mais
escolhas para ser feitas, ou seja, nenhum número que possa ser coberto de
acordo com os critérios, os seus pontos serão calculados (para isto bastar
somar todos os números da caixa que ficaram descobertos), e o seu jogo estará
encerrado, passando a vez para o próximo jogador. É importante que os pontos
obtidos pelos jogadores durante as rodadas sejam anotados, para que seja
realizada uma “competição” entre os participantes.
Materiais
para a impressão e montagem
·
Dados abertos;
·
Regras do jogo.
Figura 2: Esquema Dado Comum |
Figura 3: Regras do Jogo |
Figura 4 : Jogo A Escolha Certa Finalizado |
Figura 5 : Jogo A Escolha Certa |
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