quarta-feira, 24 de junho de 2015

Jogo: A Escolha Certa

Responsável: Daniela Perez

O Jogo
Este jogo se baseia no jogo famoso já existente “Feche a Caixa”, que é um jogo de dados muito antigo que envolve conceitos matemáticos, e que foi inventado por marinheiros da Normandia, e regiões litorâneas da França e da Inglaterra, há mais de 200 anos. Como as viagens em alto mar eram bastante longas, para se divertir, eles desafiavam uns aos outros, e por onde paravam ensinavam as regras aos habitantes dos lugares; desta forma, o jogo ficou conhecido mundialmente. Esta nova versão tem regras muito parecidas, porém, algumas combinações numéricas “valem” mais que as outras, além de que o nível do jogo elevou-se com a inclusão de novos números e operações.
Público alvo
                    Este jogo é indicado para alunos do 6º ano ao 9º do Ensino Fundamental.
Materiais necessários
·         Uma caixa retangular de papelão ou madeira, com números indicados de 1 a 12, escritos em papéis e dispostos em fila;
·         12 tampinhas de garrafa pet ou círculos do mesmo tamanho feitos de EVA;
·         2 dados comuns (números de 1 a 6);
·         1 dado indicando a operação que deverá ser realizada;
·         Papel e caneta para anotar a quantidade de pontos feitos pelos jogadores.
Conceitos matemáticos envolvidos
                    O jogo envolve o raciocínio lógico, combinações numéricas e as operações de adição, subtração e multiplicação.
Como jogar
                    A Escolha Certa é um jogo que pode ter até 5 participantes. Ele requer que os participantes saibam realizar as operações matemáticas básicas, e que também sejam ágeis no raciocínio. Vence o jogo aquele que realizar as melhores escolhas, e desta forma, conseguir cobrir todos os números ou então, ficar com a menor quantidade de pontos possíveis.
                        Os jogadores devem estar sentados em círculo, possibilitando que uns vejam os outros enquanto realizam suas jogadas. O critério para ordenar qual participante iniciará o jogo, e assim por diante, até o quinto, pode ser determinado lançando os dados; e se algum participante obtiver o mesmo resultado do dado lançado por outro, eles lançam novamente.
                        O primeiro jogador lança os dois dados comuns, e em seguida joga o dado que indica a operação que deverá ser realizada. A partir disto, a cada lançamento dos dados, ou seja, a cada jogada, o participante deve fazer uma escolha, e cobrir os números que forem possíveis, de acordo com os seguintes critérios:
·         Se o dado das operações indicar a adição, o jogador pode cobrir o resultado obtido com a soma dos dois números que saíram nos dados comuns, ou pode escolher dois números distintos cuja soma dê o mesmo resultado, e cobri-los;
·         Se o dado das operações indicar a subtração, o jogador pode cobrir o resultado obtido fazendo a diferença entre os dois números indicados pelos dados comuns (sempre o número maior menos o número menor), ou pode escolher outros dois números distintos cuja diferença dê o mesmo resultado, e cobri-los;
·         Se ao realizar a subtração com os números obtidos pelo lançamento dos dados o resultado for zero (isto ocorre quando os dois dados indicam o mesmo número), o jogador ganha o poder de escolher qualquer número da caixa que ainda não esteja coberto, e pode tapá-lo;
·         Se o dado das operações indicar a multiplicação, o jogador pode cobrir o resultado obtido fazendo o produto dos dois números indicados pelos dados, ou pode escolher outros dois números distintos cujo produto dê o mesmo resultado, e cobri-los;
·         Se no lançamento dos dados o participante obtiver os dois dados indicando o número cinco, e o dado das operações indicando a multiplicação; esta combinação nós vamos chamar de “combinação de ouro”, e o jogador ganhará o poder de escolher dois números da caixa que ainda não estejam cobertos, e tapá-los.
                      Quando um jogador conseguir tapar todos os números de 7 à 12, ele  poderá continuar jogando de acordo com os critérios descritos acima, ou poderá abandonar o dado das operações e também um dos dados comuns, ficando a mercê da sorte.
                      No momento em que o participante realizar uma jogada e não tiver mais escolhas para ser feitas, ou seja, nenhum número que possa ser coberto de acordo com os critérios, os seus pontos serão calculados (para isto bastar somar todos os números da caixa que ficaram descobertos), e o seu jogo estará encerrado, passando a vez para o próximo jogador. É importante que os pontos obtidos pelos jogadores durante as rodadas sejam anotados, para que seja realizada uma “competição” entre os participantes.
Materiais para a impressão e montagem
·         Dados abertos;
·         Regras do jogo.


Figura 1: Esquema Dado das Operações

Figura 2: Esquema Dado Comum


Figura 3: Regras do Jogo


Figura 4 : Jogo A Escolha Certa Finalizado



Figura 5 : Jogo A Escolha Certa

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