terça-feira, 16 de junho de 2015

O Jogo: Vilarejo

O jogo tem dois tabuleiros de dimensões 1,28m x 1,28m cada, sendo que é constituído por bordas de 4cm com 16 quadrados de 576cm² cada, sendo todos eles separados por espaços de 8cm. São utilizados palitos de fósforo adaptados, pois foram retirados o potássio e a parafina para garantir que a segurança das crianças. O objetivo do jogo é construir o maior número de coisas dentro do vilarejo, finalizando com o maior número de conquistas.

Público alvo: Este jogo é indicado para alunos dos 7°anos.

Peças do jogo

  • 1 Tabuleiro de 1,28m x 1,28m.
  • 1600 palitos de fósforos adaptados (ambas aplicações).
  • 52 medalhas feitas de papel paraná com 3 cm de diâmetro cada.
  • 2 cartilhas com as regras do jogo (cartilhas impressas no sulfite e plastificada).
  • 2 cartilhas com as conquistas do jogo (cartilhas impressas no sulfite e plastificada).


Como Jogar
Começa-se o jogo dividindo a sala em duas equipes, com mais ou menos 13 alunos em cada. A ideia é que cada grupo seja subdividido em: 10 Construtores (encarregados de alocar a população e cumprir as conquistas), 1 Controlador do Tempo (ficará atento aos 30 minutos do jogo), 1 Controlador de Regras (responsável de verificar e alertar o grupo sobre as regras do jogo) e 1 Controlador de Construções (anota as construções já realizadas pelo grupo). Cada equipe deverá obter o maior número possível de conquistas, sendo estas:

  • Moradia
    • 1ª Casa;
    • 10ª Casa;
    • 30ª Casa.
  • Quarteirão
    • 1º Quarteirão;
    • 7º Quarteirão;
    • Figura 1: Tabuleiro usado no jogo durante uma aplicação no 7º ano
    • 15º Quarteirão.
  • Necessidades Básicas
    • Hospital;
    • Igreja;
    • Escola;
    • Mercado;
    • Prefeitura.
  • Palitos
    • Sobrar múltiplos de 2;
    • Sobrar múltiplos de 12;
    • Usar todos os palitos;
  • Explorador
    • 2 tamanhos diferentes de casa;
    • 4 tamanhos diferentes de casa;
    • 6 tamanhos diferentes de casa.
  • População
    • 250 pessoas alocadas;
    • 500 pessoas alocadas;
    • 900 pessoas alocadas.

A cada conquista realizada serão entregues pequenas medalhas ao grupo, e se conseguirem todas as conquistas do seu item, receberão outra medalha. Assim ao final do jogo ser
á possível fazer a contagem de medalhas de cada equipe. As regras são as seguintes:

  • Cada “palito quadrado” (um circuito fechado formado por 4 palitos) é habitado por 2 pessoas;
  • Cada casa suporta no máximo 11 pessoas;
  • As necessidades básicas serão distribuídas na cidade de modo que:
    • Escola: 28 palitos quadrados;
    • Mercado: 12 palitos quadrados;
    • Igreja: 8 palitos quadrados;
    • Hospital: 14 palitos quadrados;
    • Prefeitura: 10 palitos quadrados.
  • Todas as casas devem ter saída para a rua.

Ganha-se o jogo a equipe que tiver mais conquistas no fim do jogo.

Pode ser aplicado também de modo que envolva o conteúdo de frações para os alunos treinarem. Nessa versão, as regras terão algumas alterações e o número de palitos será 350. As novas regras são as seguintes:

  • Cada “palito quadrado” habita 2 pessoas;
  • Cada casa suporta no máximo 11 pessoas;
  • As necessidades básicas deverão suprir a cidade de modo que:
    • Escola: deve suportar 1/10 da população;
    • Mercado: deve suportar 1/20 da população;
    • Igreja: deve suportar 1/25 da população;
    • Hospital: deve suportar 1/20 da população;
    • Prefeitura: deve suportar 1/25 da população.
  • Todas as casas devem ter saída pra rua.

Ganha-se o jogo, a equipe que tiver com mais medalhas de conquistas no fim do jogo.

Responsável: Fernanda Martins da Silva e Pedro de Araújo Queiroz



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