domingo, 13 de novembro de 2016

Jogo Duelo de Matemáticos




     Duelo de Matemáticos é um jogo de tabuleiro, cartas e dados que vem para mostrar que o ensino de matemática pode ser divertido, e que alternativas criativas e baratas para inovar na sala de aula são sim possíveis. O jogo ensina ao mesmo tempo conceitos de matemática e um pouco de história das ciências e da matemática, proporcionando um aprendizado interdisciplinar e humanizado ao mostrar que todos os grandes nomes da ciência também, além das suas fórmulas, uma história a ser contada.

Proposta didática

      A nossa educação atual, tem menosprezado o poder da história da ciência e principalmente da matemática como uma poderosíssima ferramenta de aprendizagem e fixação de conceitos e tem negligenciado cada vez mais o seu poder didático. O conhecimento da história da matemática não só constitui uma nova abordagem, como é capaz de atrair para as nossas aulas aqueles alunos menos atenciosos, que não gostam tanto de números mas não perdem uma boa história. Mesmo entre aqueles mais entusiasmados com os números, surge como uma ferramenta que humaniza e aproxima as grandes descobertas e os grandes nomes da matemática de nós próprios, servindo como um incentivo e encorajamento para que os alunos continuem estudando, e quem sabe, sigam carreira na área de exatas. Esse jogo surge como uma proposta de explorar esse aspecto tão poderoso e pouco explorado da educação, reunindo ciências exatas, humanas e um tom lúdico ao mesmo tempo.

Componentes necessários para o jogo 

       -Um tabuleiro formado por um plano cartesiano de 6X6 devidamente numerado.
       - Peões (Podem ser usado tampinhas de garrafa, botões, ou qualquer objeto para os jogadores de moverem ao longo do tabuleiro).
       - Dois dados.
       - Cartas de ação (pelo menos 15) com uma breve história do matemático que lhe confere nome e uma rápida descrição de sua contribuição, sendo pelo menos 4 de Newton, 4 de Descartes, 4 de pitágoras e três cartas de bloqueio.

Mecânica do jogo

     A ideia básica do jogo é que o jogador de mova ao longo do tabuleiro, que é um plano cartesiano, até atingir a casa (6,6). A movimentação pode ser feita casa à casa ou ser facilitada pela utilização dos dados e das cartas. Ganha o jogo aquele que atingir o final primeiro.
    As regras completas e as artes do jogo, podem ser encontradas em:     http://pibid.icmc.usp.br/arquivos/Regras%20do%20jogo%20Duelo%20de%20Matem%C3%A1ticos(1).pdf?


Sugestão de modelo de cartas para o jogo

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário