quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Jogo - Morto Vivo matemático

Ao cursar as disciplinas de estágio, notei uma grande dificuldade nos alunos em fazer multiplicações e que esses problemas vão se prolongando até o fim do ensino básico. Lembro que para mim, para aprender a tabuada e a fazer as multiplicações corretamente, minha professora fazia atividades de meninos vs meninas, onde cada time desafiava o outro e com isso nos incentivava a estudar mais a matemática.
Tendo isso em mente, resolvi fazer algumas modificações no jogo "Morto vivo" com o mesmo objetivo de incentivar uma competição saudável entre os alunos e com isso faze-los estudar mais a multiplicação. O jogo é:
Jogo: Morto-Vivo Matemático
Responsável: Lucas Valenço da Silva

Objetivo

Este jogo tem como  objetivo treinar os alunos para conseguirem fazer multiplicações rápidas e também decorar a tabuada.

Público alvo

Esse jogo é indicado para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental para praticarem a operação básica de multiplicação.

Peças do jogo

  • Som, que possa colocar CD

Como jogar

Com uma música de fundo, o professor fica falando “morto” ou “vivo”, e quando falar “morto” os alunos tem que abaixar, se falar “vivo” os alunos tem que levantar. os alunos que não fizerem o  combinado terão  que resolver  uma conta de multiplicação. Se ele acertar continua jogando, caso contrário ele perde (perde o que Lucas?). Porém se ocorrer reincidência então ele terá que responder contas de multiplicação de números de 2 dígitos como abaixo:
12x9=?    23x7=?    47x6=?    53x8=?
    Cada vez que reincide aumenta um dígito????
Ganha quem ficar por último no jogo e responder a uma multiplicação de 3 dígitos por exemplo:
125x9=?    223x7=?    471x6=?    533x8=?

Nenhum comentário:

Postar um comentário