domingo, 20 de novembro de 2016

Jogo: Rolete de porco à Matemática


O Jogo

É um jogo de cartas semelhante ao jogo convencional Porco e pode ser jogado por no máximo 13 pessoas. Os jogadores devem completar uma progressão aritmética com quatro cartas, e precisam saber a razão e a ordem dos termos da sequência (a1,a2,a3,a4) formada.

Objetivo

O objetivo do jogo é fazer com que os alunos pratiquem a ideia de sequência e a noção de razão de uma progressão aritmética.

Publico alvo

Esse jogo é indicado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio que estão aprendendo progressões aritméticas.

Peças do jogo

      1 baralho convencional (retirando-se um Curinga),

Como jogar

Para iniciar o jogo devem ser separados um curinga e 4 cartas iguais, mas de naipes diferentes, para cada jogador que for jogar. Por exemplo: se forem três jogadores, deve-se separar um curinga e as cartas numeradas por 2, 3 e 4 com todos os seus naipes (não importa quais cartas numeradas são escolhidas) obtendo um total de 13 cartas no jogo.  Com o baralho formado, embaralha-se as cartas e distribui-se uma a uma para cada jogador da mesa.
O jogador que estiver com 5 cartas deve começar descartando uma de suas cartas e passando para o jogador seguinte, sem mostrá-la aos outros jogadores. O jogador que a recebeu deve descartar uma das suas para o próximo jogador e assim por diante. O processo termina quando um jogador conseguir formar primeiro a sequência 1,2,3,4. A estratégia da carta escolhida para passar para o jogador seguinte deve ser pensada de modo que o que tem na mão do jogador o deixe sempre mais próximo de formar uma progressão aritmética. Terminado o processo este jogador deve, discretamente, baixar as cartas na mesa com a face para baixo. Os outros jogadores devem estar atentos para fazerem o mesmo. O último jogador a baixar as cartas é o perdedor e ganhará uma letra. O jogador que acabar com o curinga também receberá uma letra (começando por P e seguida de O, R, C e O).
O curinga é a única carta que não pode ser a primeira a ser descartada. E ao ser recebida, o jogador deve segurá-la por pelo menos uma rodada antes de passar para o próximo jogador. As cartas Q, J e K representam os valores 11, 12 e 13, respectivamente.
Se algum jogador baixar as cartas sem ter formado uma progressão aritmética , ou não saber responder qual a razão da sua PA e qual a ordem dos termos da sequência, esse jogador recebe uma penalidade que será receber uma letra.
Ganha-se o jogo o jogador que tiver menos pontuação de letras.

Referências:

Disponível em: <http://jogosdecartas.hut.com.br/burro-porco/> Acesso em: 05/06/2016.

Responsável: Fernanda Martins da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário