O Jogo
É um jogo de cartas semelhante ao jogo convencional Porco e
pode ser jogado por no máximo 13 pessoas. Os jogadores devem completar uma
progressão aritmética com quatro cartas, e precisam saber a razão e a ordem dos
termos da sequência (a1,a2,a3,a4) formada.
Objetivo
O objetivo do jogo é fazer com que os alunos pratiquem a
ideia de sequência e a noção de razão de uma progressão aritmética.
Publico alvo
Esse jogo é indicado para alunos do 1º e 2º ano do Ensino
Médio que estão aprendendo progressões aritméticas.
Peças do jogo
● 1 baralho convencional (retirando-se
um Curinga),
Como jogar
Para iniciar o jogo devem ser separados um curinga e 4
cartas iguais, mas de naipes diferentes, para cada jogador que for jogar. Por
exemplo: se forem três jogadores, deve-se separar um curinga e as cartas
numeradas por 2, 3 e 4 com todos os seus naipes (não importa quais cartas
numeradas são escolhidas) obtendo um total de 13 cartas no jogo. Com o baralho formado, embaralha-se as cartas
e distribui-se uma a uma para cada jogador da mesa.
O jogador que estiver com 5 cartas deve começar descartando
uma de suas cartas e passando para o jogador seguinte, sem mostrá-la aos outros
jogadores. O jogador que a recebeu deve descartar uma das suas para o próximo
jogador e assim por diante. O processo termina quando um jogador conseguir
formar primeiro a sequência 1,2,3,4. A estratégia da carta escolhida para
passar para o jogador seguinte deve ser pensada de modo que o que tem na mão do
jogador o deixe sempre mais próximo de formar uma progressão aritmética. Terminado o processo este jogador deve,
discretamente, baixar as cartas na mesa com a face para baixo. Os outros jogadores devem estar
atentos para fazerem o mesmo. O último jogador a baixar as cartas é o perdedor
e ganhará uma letra. O jogador que acabar com o curinga também receberá uma
letra (começando por P e seguida de O, R, C e O).
O curinga é a única carta que não pode ser a primeira a ser
descartada. E ao ser recebida, o jogador deve segurá-la por pelo menos uma
rodada antes de passar para o próximo jogador. As cartas Q, J e K representam
os valores 11, 12 e 13, respectivamente.
Se algum jogador baixar as cartas sem ter formado uma
progressão aritmética , ou não saber responder qual a razão da sua PA e qual a
ordem dos termos da sequência, esse jogador recebe uma penalidade que será
receber uma letra.
Ganha-se o jogo o jogador que tiver menos pontuação de
letras.
Referências:
Responsável: Fernanda Martins da Silva.
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