quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Batalha Matemática: Uma nova maneira para colocar em prática o conhecimento adquirido

"Batalha Matemática"



INTRODUÇÃO:

Com aulas dinâmicas e prazerosas tanto o professor quanto o aluno interagem com mais ânimo e dedicação, pois essas aulas quebram a rotina e criam uma forma de aprendizado mais atrativo.
Com esse pensamento surgiu a Batalha Matemática. O jogo se torna mutável para qualquer serie/ano pois quem decide o grau de dificuldade ou os conceitos envolvidos, é o professor que de acordo com o conteúdo atual poderá desenvolver questões que serão entregues para as equipes. Desta forma não se torna limitado e sim abre portas para vários temas e abordagens podendo ser aplicado diversas vezes durante o aprendizado do aluno.
ORGANIZAÇÃO DO JOGO:

O jogo batalha matemática é um jogo comum de competição que funciona da seguinte forma:

- Divisão da sala em 4 grupos (de 3, 4 ou 5 alunos cada).

- 2 grupos formarão um time A, e os 2 outros um time B.

- Todos os integrantes do grupo 1 do Time A e todos os integrantes  do grupo 1 do Time B deverão ir até a lousa, que será dividida ao meio com o auxílio de um giz para separar o espaço de cada grupo.
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- Os grupos 2 do Time A e B deverão ficar sentados e utilizarão papel, lápis e, se quiserem, calculadora.

PASSO A PASSO:

- Será entregue a cada time um número de questões, sendo que as do Time A são diferentes das do Time B.

- Enquanto o grupo 1 dos times A e B resolvem as questões na lousa , o grupo 2 destes times irão resolver em um papel, podendo usar calculadora.

- Os grupos que estarão utilizando a lousa, antes do tempo terminar, deverão ter colocado a numeração do exercício, e do lado sua respectiva resposta.

- Os times terão tempo de 10 minutos e deverão  responder ao máximo de questões.

- Após o término do tempo, todos os alunos devem parar de tentar resolver as questões e prestar atenção na lousa.

- O professor, (regente do jogo) irá perguntar ao grupo 2 do Time A, se as respostas que o grupo 1 do mesmo time colocou na lousa estão corretas ou não. O mesmo será feito com o grupo 2 do Time B para com o grupo 1 do mesmo time.

- Mas o regente deverá intercalar (uma vez pergunta ao Time A na outra ao Time B) até chegar no último exercício dado aos dois Times.

- Na segunda rodada, o grupo 1 senta e o 2 vai para a lousa. E assim por diante.

- Ganha o jogo o time que somar mais pontos ao final, e em caso de empate ambos os times serão vencedores.

A PONTUAÇÂO

- Ao término, o regente irá contabilizar quantas questões o grupo 1 e o grupo 2 de cada time responderam.

- Os pontos serão contabilizados da seguinte forma:


PONTUAÇÃO DO TIME
   Pontos
Grupo 1
Grupo 2
Se erra
Se acerta
1
Se acerta
Se erra
 0
Se acerta
Se acerta
         1
Se erra
Se erra
 -1

Exemplos de questões:

1 - Quanto é um terço da metade de 30?

2 - Um número par somado com um número ímpar, sempre é ímpar?

3 - O Avicultor diz: "Se eu tivesse dois Patos a mais, o dobro desse número seria 100." Quantos Patos tem ele?

4 - Pedro tem 6 bolas de gude a mais do que Jorge. Os dois juntos têm 54. Quanto tem cada um?

5 - Se seis latas de leite custam 72 reais, qual o preço de 9 latas?

6 - Num elevador que suporta 600 quilos, quantas caixas de 48 quilos, pode-se levar por vez?

7 - Que número completa a sequência 12 - 6 - 18 - 24 - ?

8 - Zezinho tem 24 bolas. Dá 4 para Luizinho e ambos ficarão com quantidade igual. Quantas bolas Luizinho tinha inicialmente?

9 - O número 111 é primo?

10 - O Termômetro subiu 6 graus, o que representa a metade da temperatura de antes. A quantos graus está agora?



AS REGRAS

1 - Assim que ocorrer o término do tempo, todos os alunos deverão parar de resolver os exercícios e caso algum dos alunos continue, o grupo perderá 1 ponto por aluno que não tiver obedecido a regra.

2 - Os grupos presentes na lousa deverão utilizar apenas o espaço destinado a eles na lousa, ou seja, não deverão utilizar lápis, folha ou mesmo, calculadora. Poderão utilizar apenas giz.

3 - Os grupos que não estiverem na lousa, poderão utilizar lápis, folha e calculadora (opcional).

4 - Não será permitida a troca de integrantes do grupo 1 para o grupo 2 e vice-versa.

5 - O ponto só será válido se ambos os grupos do mesmo Time acertarem as respostas, exceto na questão 1

6 - Não deverá ocorrer comunicação entre os grupos, nem mesmo do próprio time.


OBSERVAÇÕES
O tempo de 10 minutos pode ser mudado, bem como a quantidade de exercícios que será entregue.



Jogo criado por Danielle Araujo Matos

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