Circunferência
humana
Responsável: Dayana Mara
Materiais:
Giz
Barbante
Folhas impressas com equações
Régua ou fita métrica
Espaço:
Um pátio da escola ou ambiente
aberto para que os alunos tenham espaço para montar as circunferências e
tirarem fotos.
Disposição
dos alunos:
Equipes de 8 á 10 alunos.
Público
alvo:
Alunos do 3º ano do ensino médio.
Objetivos:
Compreender de forma prática o
conceito de circunferência e posição relativa entre pontos e circunferência.
Procedimento:
Os alunos devem dispor-se no
espaço, em 2 equipes pelo menos, a cada equipe deve ser entre giz, tesoura,
barbante, régua e a folha com a equação da circunferência a ser montada e os
pontos a serem dispostos.
Os alunos deveram construir o
plano cartesiano no piso, com o auxilio de régua e giz, utilizando uma escala a
gosto, em seguida desenhar a circunferência com barbante.
Feito isso deveram marcar os
pontos internos, externos e pertencentes exigidos pelo professor e os alunos da
equipe deveram representar esses pontos dentro da circunferência desenhada. Em
seguida um membro da equipe pode fotografar e observar como ficou.
Os alunos deverão responder quais
pontos são internos, externos e quais pertencem a circunferência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário