quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Jogos Aplicados no intervalo da ESOR

Ache os polígonos
Esta atividade pode ser feita individualmente ou em grupos de no máximo 3 alunos. Os materiais necessários são as nove figuras geométricas recortadas e de quatro conjuntos de cores diferentes. O “jogo” se resume, basicamente em comentar sobre as 9 figuras que devem ser encontradas (quadrado, losango, triângulo, retângulo, trapézio, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo).
Primeiro fala-se o nome da figura e os alunos tem que encontrá-la, caso não saibam, o responsável pela atividade explica a diferença entre elas. Depois a dificuldade vai aumentando, não só por aumentar a quantidade de figuras e de especificar a cor, mas também pelas características que elas possuem, por exemplo, devem comentar a quantidade de lados, os ângulos internos que possuem (agudo obtuso reto ou 360º), soma dos ângulos internos, e até mesmo a área, em vez de apenas dizer o nome dela.
            Participaram da atividade 9 alunos e mais uns 3 passaram para ver como era, mas não chegaram a jogar. Dos que jogaram, 4 alunos eram do 6º ANO e 5 do 7º ANO.
Pibidiana responsável: Gisele Ines 

Jogo da velha com figuras geométricas
Esta atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo,  na cartolina colorida. O objetivo do jogo é rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro, pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul, verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso decidido, verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim, explica-se que ganha um ponto quem colocar uma última peça na diagonal, horizontal ou vertical, obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo polígono, do mesmo tamanho ou todas diferentes. Assim o intuito do jogo é acumular o maior número de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão em pontuação adversária.
Participaram 7 alunos e mais uns 5 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sétimo ano e alguns do sexto ano.
 Pibidiana responsável: Gisele Ines

Jogo Coordenadas Sombrias
Esta atividade foi feita e inspirada em comemoração ao Halloween e só pode ser feita individualmente. Os materiais necessários são as folhas com as coordenadas e, ao lado, um quadrado quadriculado com o plano contendo todas as possibilidades de pares ordenados. O “jogo” se resume, basicamente em colocar os pares ordenados no lugar certo e liga-los para poder formar o Pokémon que está por detrás das coordenadas, ou seja, existe um conjunto de pares coordenados e ordenados onde o aluno seguindo eles deve achar o Pokemon desejado.
Primeiro, pede-se para o aluno escolher qual Pokémon quer formar, tínhamos duas possibilidades, o gengar e o zubat, e depois pedíamos para que os alunos de acordo com os pares ordenados dados desenhassem o Pokémon escolhido. Por fim, eles ficavam desenhando junto conosoco.
Participaram da atividade 17 alunos e mais uns 3 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sétimo ano e alguns do sexto ano.


Pibidianas responsáveis: Gisele Ines e Diany


Nenhum comentário:

Postar um comentário