Ache
os polígonos
Esta
atividade pode ser feita individualmente ou em grupos de no máximo 3 alunos. Os
materiais necessários são as nove figuras geométricas recortadas e de quatro
conjuntos de cores diferentes. O “jogo” se resume, basicamente em comentar
sobre as 9 figuras que devem ser encontradas (quadrado, losango, triângulo,
retângulo, trapézio, paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo).
Primeiro
fala-se o nome da figura e os alunos tem que encontrá-la, caso não saibam, o
responsável pela atividade explica a diferença entre elas. Depois a dificuldade
vai aumentando, não só por aumentar a quantidade de figuras e de especificar a
cor, mas também pelas características que elas possuem, por exemplo, devem
comentar a quantidade de lados, os ângulos internos que possuem (agudo obtuso
reto ou 360º), soma dos ângulos internos, e até mesmo a área, em vez de apenas
dizer o nome dela.
Participaram da atividade 9 alunos e
mais uns 3 passaram para ver como era, mas não chegaram a jogar. Dos que
jogaram, 4 alunos eram do 6º ANO e 5 do 7º ANO.
Pibidiana responsável: Gisele Ines
Jogo
da velha com figuras geométricas
Esta
atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da
velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de
figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango,
paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo, na cartolina colorida. O objetivo do jogo é
rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro,
pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul,
verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso
decidido, verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim,
explica-se que ganha um ponto quem colocar uma última peça na diagonal,
horizontal ou vertical, obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo
polígono, do mesmo tamanho ou todas diferentes. Assim o intuito do jogo é
acumular o maior número de pontos, bloqueando as jogadas que acarretarão em
pontuação adversária.
Participaram
7 alunos e mais uns 5 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que
jogaram, a maioria era do sétimo ano e alguns do sexto ano.
Pibidiana responsável: Gisele Ines
Jogo
Coordenadas Sombrias
Esta
atividade foi feita e inspirada em comemoração ao Halloween e só pode ser feita
individualmente. Os materiais necessários são as folhas com as coordenadas e,
ao lado, um quadrado quadriculado com o plano contendo todas as possibilidades
de pares ordenados. O “jogo” se resume, basicamente em colocar os pares
ordenados no lugar certo e liga-los para poder formar o Pokémon que está por
detrás das coordenadas, ou seja, existe um conjunto de pares coordenados e
ordenados onde o aluno seguindo eles deve achar o Pokemon desejado.
Primeiro,
pede-se para o aluno escolher qual Pokémon quer formar, tínhamos duas
possibilidades, o gengar e o zubat, e depois pedíamos para que os alunos de
acordo com os pares ordenados dados desenhassem o Pokémon escolhido. Por fim,
eles ficavam desenhando junto conosoco.
Participaram
da atividade 17 alunos e mais uns 3 passaram para ver, mas acabaram não
jogando. Dos que jogaram, a maioria era do sétimo ano e alguns do sexto ano.
Pibidianas responsáveis: Gisele Ines e Diany
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