Jogo da Velha com Figuras Geométricas
• Um tabuleiro quadrado 4x4;
• Dezesseis
peças com figuras geométricas planas, distribuídas em dois kits com cores
diferentes;
• Cada kit é composto
das possíveis combinações entre as 4 figuras (triângulo, quadrilátero, círculo
e pentágono) e 2 tamanhos (pequeno e grande), como na figura abaixo:
Objetivo:
O jogo é
vencido pelo jogador que fizer mais pontos ao final da distribuição de todas as
peças no tabuleiro.
Regras:
1. Cada jogador recebe um kit completo
(todas as peças da mesma cor);
2. Os jogadores devem decidir no par ou
ímpar quem inicia o jogo. A partir daí jogam alternadamente;
3. Cada jogador, em sua vez, coloca uma
de suas peças em uma casa vazia do tabuleiro;
4. O jogador marca pontos, cada vez que
conseguir formar uma linha, coluna ou diagonal, satisfazendo uma ou mais das
seguintes combinações:
•
Quatro peças da mesma cor;
•
Quatro peças de mesma figura;
•
Quatro peças de figuras distintas;
•
Quatro peças pequenas;
•
Quatro peças grandes.
5. Na formação das linhas, colunas ou
diagonais, as peças podem ser de ambos os jogadores. Marca ponto aquele que
colocar a peça que completa uma ou mais das combinações acima. Por exemplo, na
configuração abaixo, há peça dos dois jogadores, mas marca ponto o jogador
laranja, que coloca o pentágono, pois forma uma diagonal com quatro peças que
são de figuras distintas e grandes;
1. A cada critério satisfeito o jogador
marca um ponto. Portanto no caso acima, o jogador laranja marca dois pontos
porque atendeu o critério da diagonal estar preenchida com peças grandes e o
critério de todas as peças serem figuras diferentes. No
exemplo abaixo, o jogador preto marcaria três pontos, uma vez que a linha
atende a três critérios: são quatro peças pequenas, todas pretas e de figuras
diferentes;
1. No caso em que ao colocar uma peça o
jogador completa ao mesmo tempo uma linha e uma coluna, uma linha e uma
diagonal ou ainda uma diagonal e uma coluna, contabilizam-se todos os pontos
correspondentes aos critérios atendidos. No exemplo abaixo, o jogador laranja
ao colocar seu triângulo grande completa ao mesmo tempo uma linha e uma coluna.
Neste caso marca três pontos, pois a linha é composta de figuras distintas e
todas laranjas e a coluna é composta de triângulos.
1. A cada jogada, cabe ao juíz validar e
registrar os pontos entregando ao jogador uma ou mais sementes (fichas), de
acordo com a quantidade de pontos marcados.
2. Quando todas as peças forem
distribuídas e o tabuleiro preenchido, verifica-se quem fez mais pontos.
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