segunda-feira, 30 de junho de 2014

Jogo da Velha com Figuras Geométricas





Materiais Necessários:

 Um tabuleiro quadrado 4x4;
• Dezesseis peças com figuras geométricas planas, distribuídas em dois kits com cores diferentes;
• Cada kit é composto das possíveis combinações entre as 4 figuras (triângulo, quadrilátero, círculo e pentágono) e 2 tamanhos (pequeno e grande), como na figura abaixo:




Objetivo: 

O jogo é vencido pelo jogador que fizer mais pontos ao final da distribuição de todas as peças no tabuleiro.

Regras:

1.    Cada jogador recebe um kit completo (todas as peças da mesma cor);
2.    Os jogadores devem decidir no par ou ímpar quem inicia o jogo. A partir daí jogam alternadamente;
3.    Cada jogador, em sua vez, coloca uma de suas peças em uma casa vazia do tabuleiro;
4.    O jogador marca pontos, cada vez que conseguir formar uma linha, coluna ou diagonal, satisfazendo uma ou mais das seguintes combinações:


• Quatro peças da mesma cor;
• Quatro peças de mesma figura;
• Quatro peças de figuras distintas;
• Quatro peças pequenas;
• Quatro peças grandes.

5.    Na formação das linhas, colunas ou diagonais, as peças podem ser de ambos os jogadores. Marca ponto aquele que colocar a peça que completa uma ou mais das combinações acima. Por exemplo, na configuração abaixo, há peça dos dois jogadores, mas marca ponto o jogador laranja, que coloca o pentágono, pois forma uma diagonal com quatro peças que são de figuras distintas e grandes;

1.    A cada critério satisfeito o jogador marca um ponto. Portanto no caso acima, o jogador laranja marca dois pontos porque atendeu o critério da diagonal estar preenchida com peças grandes e o critério de todas as peças serem figuras diferentes. No exemplo abaixo, o jogador preto marcaria três pontos, uma vez que a linha atende a três critérios: são quatro peças pequenas, todas pretas e de figuras diferentes;


1.    No caso em que ao colocar uma peça o jogador completa ao mesmo tempo uma linha e uma coluna, uma linha e uma diagonal ou ainda uma diagonal e uma coluna, contabilizam-se todos os pontos correspondentes aos critérios atendidos. No exemplo abaixo, o jogador laranja ao colocar seu triângulo grande completa ao mesmo tempo uma linha e uma coluna. Neste caso marca três pontos, pois a linha é composta de figuras distintas e todas laranjas e a coluna é composta de triângulos.


1.    A cada jogada, cabe ao juíz validar e registrar os pontos entregando ao jogador uma ou mais sementes (fichas), de acordo com a quantidade de pontos marcados.
2.    Quando todas as peças forem distribuídas e o tabuleiro preenchido, verifica-se quem fez mais pontos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário