quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Sistemas Lineares: Método da Adição


No dia 13 de Setembro de 2012, continuaram as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escola Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C, foi trabalhado o tema “Sistemas Lineares”, pelo método de resolução da adição. 
No início da aula foi feita uma exposição do conteúdo, através da resolução e explicação do método da adição de sistemas lineares, através de dois exemplos. Em seguida, as turmas foram separadas em cinco grupos para jogar o jogo "Quem chega mais perto", que explora o tema da aula. Este jogo é composto de um tabuleiro quadriculado, um dodecaedro e cudos de EVA que representam as peças, sedo que em cada face possui um sistema linear e que cada aluno é representado por uma peça do tabuleiro; todos começam do ponto inferior esquerdo da malha quadriculada e o objetivo é chegar mais perto do ponto superior direito, para iniciar o jogo um jogador joga o dodecaedro, que tem a função de um dado, e resolve o sistema linear na face que cair, em seguida locomove sua peça primeiramente nas quantidades do valor do x na horizontal para a direita e depois nas quantidades do valor do y na vertical para cima; e assim por diante os outros jogadores, até atingir as bordas e não se conseguir locomover mais as peças; ganha o jogo quem chegar mais perto do ponto superior direito. 
No 8º B apenas alguns alunos se motivaram a jogar, no 8º C o número de alunos que participaram da atividade foi maior. Casos de indisciplina à parte, a atividade foi bastante positiva. A aula foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário