segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Área superficial de sólidos geométricos



No dia 19 de setembro de 2012, 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião, desenvolveram uma atividade sobre área superficial de alguns sólidos geométricos, ministrada pelas pibidianas Aline e Milenna.
No primeiro instante, foram apresentadas algumas planificações: cubo, paralelepípedo, cone, cilindro, pirâmide de base quadrangular, octaedro, tetraedro e prisma de base triangular, visando facilitar o cálculo da área superficial dos mesmos.
Depois dessa introdução dialogada a respeito do cálculo das áreas, foram propostos quatro exercícios que envolviam não só o conceito em questão, mas abordava outros conteúdos como proporção e progressão aritmética. Esses exercícios foram escolhidos para que os alunos desenvolvessem suas capacidades cognitivas ao resolvê-los, de interpretar e relacionar conhecimentos prévios a respeito dos problemas.
Alguns alunos apresentaram certas dificuldades inicialmente, mas depois de uma explicação na lousa, pelas pibidianas, todos conseguiram responder o primeiro exercício proposto. Como levou certo tempo, nem todos os exercícios puderam ser completados.
Como planejado, faltando quinze minutos para o término da aula, os alunos formaram grupos de cinco, para a realização da segunda parte da atividade da semana anterior. Esta consistia em construir três sólidos geométricos, com bolinhas de isopor e palitos de dente, sendo um deles, obrigatoriamente, um octaedro.  Para isso, cada grupo recebeu 18 bolinhas e 30 palitos, e deveriam pensar em quais sólidos seriam possíveis construir com esta quantidade disponível, cumprindo a regra de incluírem um octaedro.
Dos nove grupos formados, somente um cumpriu o item obrigatório, e os demais não conseguiram construir por completo nenhum sólido, quando bateu o sinal. A grande dificuldade encontrada pelos alunos foi o de perfurar a bolinha de isopor com o palito de dente, pois esta era bem consistente e os palitos acabavam quebrando, o que tomou boa parte do tempo previsto para a atividade.


Palitos de dente e bolinhas de isopor 15 mm

Planificações dos sólidos geométricos


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário