Jogo “Passa Prenda”
Elaborador: Caio Vinicius Sgobe
Série: Destinado ao ensino fundamental adaptando-se as
contas.
Conteúdo: Operações básicas e/ou expreções numéricas.
Materiais: Envelopes de papel tamanho A3 e cartinhas
produzidas em cartolina com conta de um lado e mico do outro.
Imagem dos materiais: prenda e cartas com os micos escritos e alguns
exemplos de contas, ou expressões (dependendo da série).
Quantidade de jogadores: 10 Jogadores
Regras:
Este jogo é uma adaptação do jogo “passa
prenda”, tradicional da cultura brasileira.
Os participantes formam uma roda e conforme a
contagem regressiva, vão passando a prenda (pedaço de papel embrulhado num
envelope, contendo em um lado do papel uma conta e do outro um mico).
O mestre (pode ser um PIBIDIANO ou um aluno
mais animado), começa a fazer a contagem regressiva e todos ajudam, “10, 9, 8,
7, 6, 5, 4, 3, 2, 1”. O participante que estiver com a prenda no “1”, deverá
responder a conta do papel, se estiver correta ele se livra do mico, caso
esteja errada ele paga o mico, mas não será eliminado em nenhum dos casos.
Novas prendas são colocadas na roda até a brincadeira se desgastar.
Variante: Se acertarem a conta, podem escolher
alguém da roda para responder uma conta (fornecida pelo mestre) até alguém
errar e pagar o mico.
Micos:
• Pintar o rosto com guache.
• Dançar com a vassoura.
• Amarrar um barbante no pé e na ponta do
barbante com a caneta, tentar colocar a caneta na boca de uma garrafa.
• Pedir um autógrafo para alguém ao acaso que
não esteja brincando.
• Dançar como Michael Jackson.
Nenhum comentário:
Postar um comentário