quarta-feira, 3 de abril de 2013

Sequência Didática: Música e Ritmo: uma vivência dentro da Teoria de Conjuntos


A atividade consistiu em uma revisão diferenciada da teoria de conjuntos para alunos do 9º Ano
de uma escola da rede pública, ela foi desenvolvida durante o mês de março e foi dividida em 4 aulas , nas quais duas foram na sala de informática da escola (fotos) e as demais em sala de aula.

Concentração Na Teoria

O diferencial desta atividade esteve na aplicação de duas dinâmicas: a primeira foi
reapresentando os conceitos de elemento, propriedade e por fim na criação de uma definição
de conjuntos feita com o auxílio dos alunos; já a segunda permitiu a fixação dos conceitos de
união, interseção e complementar.


Conjuntos  

A primeira consistiu em uma adaptação do programa “ Qual é a Música”, ou seja, a turma foi
dividida em 2 grupos e a partir daí tiveram de adivinhar a banda (elemento do conjunto) e o seu
gênero (propriedade do conjunto) para marcar pontos.

Preparativos Da Dinâmica  

Enquanto que, a segunda foi feita a partir de uma suposta vivência dos alunos, isto é, foram
feitas algumas propostas pelos pibidianos a sala, por exemplo, quem gosta só de vôlei, de vôlei
e futebol, só futebol etc. Dependendo da resposta cada aluno foi encaminhado ao respectivo
conjunto feito de barbante no chão.

Explicação Da Dinâmica

Com isso, eles retomaram os conceitos vistos na aula anterior e conduziram seu raciocínio aos
novos conceitos propostos, por fim foi feito uma avaliação formativa do conteúdo trabalhado,sendo constituída pela participação nas dinâmicas e uma lista de exercício.

Momento Relax

Nenhum comentário:

Postar um comentário