Autora: Sofia Coelho Rodrigues
Público-alvo: Alunos de 6o ano do Ensino Fundamental.
Objetivo: Trabalhar de maneira dinâmica com os conceitos que envolvem o estudo de frações equivalentes.
O material funciona da seguinte forma:
O professor leva para a aula um conjunto de 20 frações recortadas em papel EVA, e ele cola na lousa as frações: 12232534, uma embaixo da outra.
Em seguida, ele distribui aleatoriamente as outras 16 frações que sobraram. Os alunos discutem entre eles se as frações que eles receberam são equivalentes a alguma que está colada na lousa. Se for, então eles devem colar ao lado da fração equivalente que já está na lousa; se não for, eles devem colar no outro canto da lousa separadamente.
Por exemplo: a fração quatro décimos é equivalente à fração dois quintos. Se o aluno percebeu isso, então ele deve colar a fração quatro décimos ao lado da fração dois quintos. Já a fração três quintos não é equivalente a nenhuma das frações coladas na lousa, então ela deve ser colada separadamente.
Gabarito para auxiliar o trabalho do professor:
1/2 12/24 5/10 6/12 3/6
2/3 6/9 4/6 12/ 18
2/5 20/50 6/15 4/10
3/4 9/12 15/20 12/16
As frações que não são equivalentes às frações colocadas na lousa:
3/5 5/7 10/30 12/20
3/5 5/7 10/30 12/20
É importante que seja feita a correção da atividade com os alunos depois da dinâmica para esclarecer as possíveis dúvidas.
Depois de corrigir a atividade, o professor pode complementar, pedindo para que os alunos falem mais frações que são equivalentes às da lousa. Pode também falar sobre fração irredutível, pedir para que os alunos digam para cada classe de equivalência qual é a fração irredutível.
Acima é apresentada uma sugestão de como usar o material na aula de matemática, podendo ser adaptada conforme o professor preferir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário