domingo, 5 de maio de 2013


Atividades desenvolvidas no mês de abril com os 8° anos na EE Ary Pinto das Neves

Grupo: Números grandezas e medidas.

Orientando: Aline Ap. Miranda Gomes.

Atividade 5

Jogo das operações com potência, números decimais e frações.

Esse jogo consistia e realizar operações entre os números decimais, fracionários e com potência. O jogo formado por um tabuleiro (frações, potências e números decimais) conforme mostra a figura 1 foi distribuídos números aleatoriamente e marcadores que continham grifados os sinais das quatro operações fundamentais e uma tabela de pontuação,

Esse jogo poderia ser jogado entre dois jogadores ou duplas, primeiramente os jogadores escolhiam o tabuleiro que iriam jogar inicialmente e separariam seus marcadores, em seguida o primeiro jogador lança sobre o tabuleiro os marcadores com os sinais das operações e faz pares dos números correspondentes de acordo com os marcadores iguais. Por exemplo, lançando os marcadores o de sinal (+) cairia um sobre o número 0,666 e o outro cairia sobre o número 0,45 sendo assim o jogado anotaria os pares correspondentes em cada operação e efetuaria as contas anotando o resultado final em um campo da tabela (figura 2); ao término da jogada efetuaria a contabilização dos pontos, o segundo jogador faz o mesmo procedimento.

Ao final de cinco rodadas os jogadores somariam o total de pontos obtidos em cada rodada e o jogador que conseguisse a pontuação maior seria o vencedor.

Figura 1


 

Figura 2

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo Fração.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo números decimais.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Nome: ­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­-________________________________n° _____ série____.

 

Tabela pontuação jogo das potências.

Equação                                                                    Resultado

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 

Soma de resultados.

Pontuação

Jogo 1
 
Jogo 2
 
Jogo 3
 
 
Total

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atividade 6

Jogo: revezamento matemático.

Esse jogo consistia em realizar operações com potências e frações, nesse jogo os alunos se dividiram em grupos e formariam uma fila, cada grupo recebeu um chapéu que indicaria o grupo pertencente, ao sinal de autorização para o inicio da atividade o primeiro de cada grupo sai correndo até a mesa onde está a folha de operações a ser realizada e efetua a primeira conta, em seguida volta correndo para a fila do seu grupo e passa o chapéu para o segundo da fila que só assim pode partir para a realização da próxima conta.

Ganha o jogo o grupo que conseguir maior número de acertos em menor tempo de atividade

            

 

 

Atividade 7

Revisão do conteúdo aplicado no bimestre.

A revisão foi aplicada com uma atividade diferenciada; fui sorteando aleatoriamente de dentro de uma caixa envelopes que continham uma pergunta sobre o conteúdo aplicado, ao ler a pergunta colocava-o na lousa e pedia para que os alunos resolvessem; o aluno que terminava a resolução primeiro ganhava um ponto em um marcador geral e um bombom que estava dentro do envelope com a pergunta.

Ao finalizar e a premiação do aluno explicava na lousa aos demais com resolver aquela questão e realizava novo sorteio; quando a questão não era resolvida pelos alunos e percebida então a dificuldade geral explicava a resolução na lousa para a sala toda e quando esclarecido a explicação do exercício retomava ao sorteio.

 

 

Atividade 8.

Avaliação.

Ao final das atividades desenvolvidas no bimestre foi aplicada uma avaliação discursiva aos alunos com os tópicos trabalhados ao longo deste bimestre.

Referencias bibliográficas:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário