Intervalo na ESOR – Jogo da Velha de Figuras Geometricas
Esta
atividade só pode ser feita em duplas, visto que é semelhante a um jogo da
velha tradicional. Os materiais necessários são o tabuleiro 4x4 e as 8 peças de
figuras planas, como por exemplo, quadrado, retângulo, triângulo, losango,
paralelogramo, pentágono, hexágono e círculo, na cartolina colorida. O objetivo do jogo é
rever polígonos e suas principais características e o raciocínio lógico.
Primeiro,
pede-se para que os alunos escolham a cor que querem jogar (amarelo, azul,
verde ou rosa) e depois para que escolham 4 polígonos diferentes. Após isso decidido,
verifica-se se eles conhecem os polígonos escolhidos. Enfim, explica-se que ganha
um ponto quem colocar uma última peça na diagonal, horizontal ou vertical,
obtendo: todas as peças da mesma cor; do mesmo polígono, do mesmo tamanho ou
todas diferentes. Assim o intuito do jogo é acumular o maior número de pontos,
bloqueando as jogadas que acarretarão em pontuação adversária.
Participaram
12 alunos e mais uns 5 passaram para ver, mas acabaram não jogando. Dos que
jogaram, a maioria era do sexto ano e alguns do sétimo ano.
No
geral, percebi que após a primeira rodada, eles começaram a entender o intuito
do jogo, dificultando jogadas para o adversário e prestando mais atenção em
suas próprias para poderem fazer pontos. Mesmo havendo necessidade de confirmar
alguns pontos feitos, eles conseguiram jogar sozinhos e julgar quem tinha
vencido. Além disso, vi que muitos deles gostaram do jogo, tendo participado várias
vezes.
Postagem: Gisele Ines
Nenhum comentário:
Postar um comentário