quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jogo Boliche Matemático.

Autora: Rassiê Tainy de Paula
Público-alvo: Alunos de 6º ano a 9º do ensino fundamental.

Material necessário:
Pode ser comprado o conjunto de boliche, ou com garrafa PET. O jogo de boliche feito com garrafas PET é uma atividade fácil de montar:
Material que você vai precisar
10 garrafas vazias
Fita adesiva colorida
Papel celofane colorido
Um pouco de terra ou de areia
Bola de plástico ou de borracha
Um funil e uma pazinha
Como fazer (passo-a-passo)
1-Lave bem as garrafas e deixe-as secar.
2-Coloque cerca de 5 cm de terra ou de areia dentro das garrafas e tampe-as.
3-Decore-as com fita adesiva colorida e papel celofane.
4-Em um chão plano marque com um giz, tijolo ou carvão uma linha indicando o ponto onde o jogador deverá estar para arremessar a bola.
5-Disponha as garrafas em quatro fileiras, da seguinte maneira:
Deixe uma distância de aproximadamente 15 cm entre as fileiras e marque também a posição de cada garrafa.


Conceitos matemáticos envolvidos: perguntas básicas de matemática incluindo as quatro operações.

Imagem do Jogo:


Figura 16: Boliche comprado

Figura 17: boliche feito

O objetivo do boliche é arremessar uma bola a fim de derrubar dez peças chamadas de pinos. Quanto mais pinos forem derrubados, mais pontos o jogador acumula. Ganha quem tiver acumulado o maior número de pontos em uma partida. Para esse ponto ser aceito, o jogador deverá resolver uma conta matemática, e no caso de acertar, os pontos serão válidos, caso erre os pontos serão cancelados e será registrado na tabela de pontos o símbolo de ( - ), que no boliche significa nenhum pino derrubado. A conta deverá ser elaborada pelo monitor responsável pelo jogo, além da tabela de marcação de ambas as equipes. O Boliche Matemático pode ser jogado em equipes com até 10 pessoas, onde estas revezam para jogar uma partida, ou seja, no total o grupo jogará dez lances, mas cada lance tem dois arremessos.

Pontuação:
O jogo de boliche é composto de dez lances, em cada um deles, todo jogador tem direito a dois arremessos por vez, a menos que consiga derrubar todos os pinos na primeira jogada, conseguindo assim um STRIKE. Nesse caso, ele não pode arremessar a segunda bola. Se o jogador derrubar todos os pinos no primeiro arremesso ele faz um strike, mas se derrubar na segunda vez todos os pinos que restaram de pé da primeira jogada, ele faz um SPARE.
A marcação será feita pelo monitor em uma folha.
Legenda de Pontuação:
Caso o monitor queira usar os símbolos, do contrário, use apenas números
X : STRIKE (é marcado quando todos os pinos são derrubados no 1º lançamento do frame. O strike é anotado com um X no canto esquerdo superior de cada quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike 10 pontos)
/ : SPARE (é marcado com / no lado direito superior do quadrado referente àquele frame). É marcado quando todos os pinos são derrubados no 1º lançamento do frame. O strike é anotado com um X no canto esquerdo superior de cada quadrado correspondente ao frame em que todos os pinos foram derrubados. Conta-se para um strike 10 pontos mais o nº de pinos derrubados nas suas próximas bolas.
- : nenhum pino derrubado

Perguntas Matemática
Ficará sob a responsabilidade do monitor as perguntas, já que esse jogo pode ser feito para todos os anos. Dependendo o ano escolar que a maioria dos jogadores são, o monitor escolhe referente ao que eles já estudaram.
Exemplos de perguntas:
Um dia tem 24 horas. E a metade de um dia, quantas horas tem? R: 12 horas
Quanto é (+3) + (+5) + (-6)?
Qual é a área de um terreno retângulo com base 5 metros e altura 3 metros? R: 15 m

Nenhum comentário:

Postar um comentário