Na última semana, de 16 a 23, os alunos do 7º ano da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, utilizaram o Tangram como instrumento para a identificação de figuras planas e aplicação do conceito de área, além disso, utilizaram o cubo para identificação de suas faces, arestas e vértices, e ainda aprenderam como calcular área total do cubo e seu volume. Essas atividades foram orientadas pelas pibidianas Aline e Milenna.
Os objetivos das atividades foram: mostrar aos alunos a presença da geometria em seu cotidiano, bem como o conceito de área de uma figura, e que para diferentes formas geométricas, podemos ter a mesma quantidade de área; e identificar no cubo, a primeira forma espacial apresentadas a eles, o que são as faces, as arestas e os vértices, bem como calcular a áreada superfície do cubo e seu volume.
A turma foi dividida em trios, e cada um deles recebeu um tangram. Primeiramente, perguntamos aos alunos o que eles entendem por área e quais unidades de medidas conhecem. Depois propusemos aos alunos que com as peças do tangram fizessem comparações entre elas, como por exemplo, utilizando o triângulo pequeno observassem quantos desses “cabiam” no triângulo grande, e no paralelogramo. Nesse momento, os alunos perceberam quefiguras com mesma área podem ter diferentes formatos, como o paralelogramo e o quadrado, que se formam a partir de dois triângulos pequenos dispostos de diferentes maneiras. Depois os alunos receberam cubos feitos de EVA, os quais puderam manusear e observar o que eram as faces, os vértices, as arestas, e ter uma noção do que seria o volume do cubo, e ainda foi apresentada uma planificação do cubo, a fim de observarem como calcular a área superficialdesse sólido.
Após isto, os alunos receberam as cartas do Jogo dos Cubos, em que cada carta contém uma expressão (aresta, vértice, face, área do cubo, volume do cubo) e respectivos números. O objetivo do jogo é associar as cartas, por exemplo, associar “aresta” com o número de arestas que compõem o cubo; a carta “vértice” com o número de vértices; acarta “volume do cubo” com como é calculado o volume do cubo (comprimento vezes largura vezes altura), etc.
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