terça-feira, 13 de novembro de 2012

Progressão Aritmética


No dia 23 de outubro ocorreram as atividades do PIBID nos primeiros anos do ensino médios da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha. Nos primeiros anos A e B foi aplicada as atividades da Aula 3 do “Plano de Aulas Bimestral 1º Ano”.
Ao iniciar a aula, em ambas as turmas,os alunos foram separados em grupos e foi entregue a cada grupo dois envelopes. Nesses envelopes havia dez números e a indicação da razão da progressão aritmética, os alunos deveriam ordenar os números de acordo com a razão da PA. Em seguida deveriam copiar no caderno as sequências de PA’s e escrever o que eles entediam por PA. Alguns alunos escreveram coisas que copiaram do caderno, outros disseram não saber o que é PA. Após esse momento de reflexão sobre o que seria PA, foi abordado e definido o conceito definição na lousa, através de uma aula expositiva dialogada. Através de algumas exemplificações, com a ajuda dos alunos, laborou-se coletivamente o que seria a fórmula do termo geral da PA.
Após a introdução do conteúdo, os alunos foram separados em duplas para a resolução de dois exercícios que exploravam a utilização da fórmula do termo geral da PA. Os alunos questionavam sempre que sentiam necessidade.
Os exercícios foram recolhidos para nota e as notas dos alunos se mostraram positiva. A aula teve um retrospecto bom, pois os alunos participaram e compreenderam o conteúdo. A aula foi ministrada pelos pibidiamos Rita Idem e Nilson Catão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário