quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Caixa Surpresa: identificando sólidos geométricos


    Em média, 12 alunos do Ensino Fundamental da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, participaram da atividade “Caixa Surpresa” na última sexta feira, dia 31 de agosto, com as pibidianas Aline e Milenna.

    O objetivo desta atividade é trabalhar a identificação de sólidos geométricos e compreender seus elementos, como arestas, vértices e faces; e construir sólidos através de um material manipulativo.
      Em um primeiro instante, cada aluno colocava suas mãos dentro da caixa, onde se encontrava um sólido geométrico escolhido pelas pibidianas. Então, deveria identificar de qual objeto se tratava, e ao mesmo tempo em que os alunos investigavam o que era, foram feitas perguntas a respeito, como a quantidade de arestas, vértices e faces; qual polígono a face representava. Os objetos que se encontravam eram: o cubo, o tetraedro, octaedro, pirâmide de base quadrangular e prisma de base pentagonal.
      Depois da identificação, os alunos puderam ver os sólidos que observaram dentro da caixa, e tiveram a oportunidade de confeccionar um cubo, utilizando canudinhos cortados no tamanho de 7 cm e fios de barbante.

     Alguns alunos não conseguiram terminar a confecção do cubo devido à falta de tempo, e por isso, no próximo dia 14, será dada uma continuidade desta atividade para o término, e para que outros alunos possam participar. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário