segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Caça ao Tesouro



No dia 05 de setembro de 2012, 35 alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. Álvaro Guião participaram da atividade Caça ao Tesouro, ministrada pelas pibidianas Aline e Milenna.

Primeiramente, foi feita uma rápida revisão sobre ângulos, seu conceito e definições. Em seguida, os alunos se dividiram em grupos de cinco para que a atividade fosse realizada. Para cada grupo, foi distribuído um transferidor e um mapa do tesouro acompanhado de cartas e uma “bússola” (indicando os pontos: norte, sul, leste e oeste).
O mapa é composto de casas com caminhos já traçados, resultando em três diferentes baús do tesouro. Cada casa contém três cartas com perguntas matemáticas envolvendo o assunto abordado: ângulos.
O jogo prossegue da seguinte forma: o grupo deve começar na casa inicial indicada no mapa, e escolher uma das três cartas correspondente aquela casa, e responder a pergunta. Cada pergunta possui cinco alternativas, acarretando em cinco comandos distintos a serem seguidos. (para a realização dos comandos, é necessário a utilização do transferidor) Se o grupo não responder corretamente a questão, acabará seguindo um comando que não levará à próxima casa correta. Se o grupo acertar, cairá na casa correta, ficando mais próximo de encontrar o baú do tesouro correto.
E assim o jogo segue, a cada casa uma carta deve ser escolhida, a pergunta respondida e o comando atendido. No final, o grupo que conseguir traçar o caminho correto que leva ao baú do tesouro, ganha o jogo.

 
                                                 Exemplo de uma carta:                       


Imagem ilustrativa da bússola


Imagem ilustrativa do mapa:

 Fotos da aplicação da atividade
































Nenhum comentário:

Postar um comentário