quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Mansão do Louco




No dia 29 de agosto na Escola Estadual Álvaro Guião, as pibidianas Aline e Milenna aplicaram a atividade “Mansão do Louco”, que contou com a presença de 37 alunos do 1º ano do Ensino Médio.
Iniciou-se a aula com uma recordação sobre as grandezas geométricas de área e perímetro, em seguida a classe foi divididaem grupos de 5 alunos para começar o jogo.
A Mansão do Louco é composta por dezesseis peças, todas elas polígonos,como triângulo, hexágono, paralelogramo, trapézio, quadrado, retângulo. O objetivo do jogo é montar todas as peças de maneira correta, como um quebra-cabeça, formando uma mansão.
Além disso, o aluno deve descobrir quais polígonos representam cada cômodo, sendo que eles possuem apenas as informações das medidas dos lados dos polígonos, e das áreas dos cômodos,assim eles devem relacionar o polígono com sua respectiva área.
A maioria dos alunos não demonstrou dificuldades nos cálculos das árease perímetros , porém ao montar o quebra-cabeça da mansão, apenas um grupo conseguiu.
Ao final da aula, os alunos mencionaram que o quebra-cabeça estava difícil, porém gostaram muito da atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário