domingo, 9 de setembro de 2012

Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis


No dia 16 de agosto reiniciaram-se as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escala Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C o conteúdo trabalhado foi "Equações do Primeiro Grau com Duas Variáveis".
Em ambas as turmas a aula se fez de modo dialogado, com a problematização inicial do seguinte exercício: “A soma das medidas de comprimento e largura de uma sala retangular é de 25 metros. Quais as possibilidades de medidas destes valores?”. 
Num segundo momento foi exposta a seguinte questão: “A lotação completa de um elevador é de 20 adultos. Quantos homens e quantas mulheres cabem neste elevador?”. Após discutir com os alunos as possibilidades de resposta, escrevemos a expressão algébrica que representasse o problema: x + y = 20. Em seguida, os alunos foram divididos em grupos para a aplicação do jogo UNO; em ambas as salas houve participação dos alunos.
A problematização do jogo diz que a soma do número de mulheres e homens deve ser de 20, assim, o jogo explora rodas as 42 possibilidades, porém existem pares de cartas de quatro cores diferentes: amarelo, vermelho, azul e verde, que influencia no modo como o jogo deve ser conduzido. O jogo se faz da seguinte forma: é sorteado o aluno que começa jogando, ele escolhe uma carta qualquer da cor que ele preferir; o segundo a jogar deve jogar uma carta de mesma cor que somada a carta anterior complete 20; o terceiro a jogar, o mesmo que jogou anteriormente, joga uma carta de mesmo número da carata anterior ou uma carta de mesma cor; o quarto a jogar deve jogar uma carta de mesma cor que somada a anterior dê 20; e assim sucessivamente.
Em ambas as turmas haviam poucos alunos e a aplicação da atividade se fez de forma positiva.





A atividade foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário