domingo, 9 de setembro de 2012

Sistemas Lineares: Método da Substituição


Na manhã do dia 30 de agosto de 2012, continuaram as atividades do PIBID nos oitavos anos da Escola Estadual Ary Pinto das Neves. Nos oitavos anos B e C, o tema da aula foi “Sistemas Lineares”.Ao iniciar a aula foram resolvidos, coletivamente, sistemas lineares pelo método da substituição, em seguida, houve a aplicação de um jogo. 
O jogo que explora a resolução de sistemas lineares se chama “Tabuleiro XY”. Este jogo de tabuleiro possui 20 casas e 19 sistemas lineares que são resolvidos por substituição. Podem jogar até oito alunos e ele se dá da seguinte maneira: todos começam da primeira casa, nela há um sistema linear, o aluno que inicia a partida dele resolver este sistema, encontrando o valor de X e de Y, em seguida deve jogar um dado que possui em suas faces X e Y, dependendo do valor apontado pelo dado o aluno anda o número de casas no tabuleiro de acordo com o valor da do por X  ou Y. Por exemplo: o aluno resolve o sistema linear e encontra os seguintes valores: x = 1 e y = 2, quando joga o dado, ele cai no y, então o aluno deve andar duas casas, se tivesse caído no x ele andaria uma casa. O jogo se dá desta forma até o final.
 Em muitos momentos existiram dúvidas para resolver os sistemas lineares, mas que com a ajuda das estagiárias foram sanadas.A aplicação do jogo, em ambas as turmas, foi bastante positiva, pois os alunos gostaram e participaram da atividade.




A atividade foi ministrada pela pibidiana Rita Idem.

Um comentário: