sábado, 29 de junho de 2013

Atividade desenvolvida nos 6º anos EE Ary Pinto das Neves.
Aline Gomes e Camila Buffo.

Jogo do boliche de frações ( 2 aulas)


Conceito: Operações com números naturais e fracionais e suas propriedades operatórias

Conteúdos: Números fracionais e propriedades operatórias.

Objetivo: Relembrar e conseguir efetuar operações de adição entre números fracionários.

Atividade:

Nesta atividade vamos utilizar vamos utilizar duas horas aulas primeiramente dividir os alunos em grupos e vamos as ao pátio da escola onde será realizada a atividade do jogo, em seguida vamos explicar as regras deste jogo que seguirão as mesmas regras convencionais de um jogo de boliche normal só que adaptado os conteúdos matemáticos de operações de fração.

Inicialmente vamos propor a primeira aula para que os alunos somente efetuem as jogadas do boliche e anotem a pontuação obtida em cada rodada, nesta etapa vamos trabalhar mais com o jogo em si.

No segundo momento da atividade pediremos para que os alunos voltem para a sala de aula e permaneçam em grupo, nesta etapa vamos problematizar o jogo com a resolução da pontuação obtida.

É preciso que os alunos efetuem operações de adição entre os números fracionários representados nos pinos e com o resultado comparar com os demais grupos verificando o conceito de comparações de frações, ganha o grupo que obtiver maior número de pontos em todas as rodadas .Valendo como conceito maior número maior pontuação.

Materiais necessários:

Lousa e giz cartela de pontuação e jogo de boliche adaptado.

 Referencias bibliográfica:

http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/91/artigo240626-3.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário