domingo, 2 de junho de 2013

Atividades desenvolvidas com os 6° anos na EE Ary Pinto das Neves-(maio/2013)
Camila Buffo e Aline Ap. M Gomes.

Aula 1
História da Matemática - História dos números naturais.
Nesta aula desenvolvemos uma atividade com os alunos na qual houve  uma explicação , contextualização da história dos números e demonstração de como eram enumerados os objetos e/ou tempo antigamente sendo assim depois  pedimos que eles representassem algums números como estes eram representados antigamente seguindo a simbologia apresentada a eles.








Referências :
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22107




Aula 2
 Bingo das operações ( adição, subtração,divisão ,multiplicação)

Nesta aula aplicamos o jogo de bingo onde sorteava aleatoreamente uma conta escrevia-a na lousa e os alunos então resolviam o problema exposto , quando encontrassem o resultado da operação exposta eles procuravam o resultando em sua cartela se este estivesse na cartela eles então circulariam o número e partiram para a resolução do próximo sorteio ganharia o jogador que conseguisse marca dez pontos primeiro no jogo.
A aula foi bem aceita pelos alunos que demonstraram bastante desenvoltura com as operações aplicados no jogo.

Referências:
http://www.matematica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=224

Aula 3
Jogo dos múltiplos e divisores.

Nesta atividade foi adptado o conteúdo matemático de multiplos e divisores de um número natural ao jogo infantil conhecido como Vivo-Morto, Sol-Chuva ou Terra-Mar: os três nomes são referentes a uma mesma brincadeira com algumas variações.


Modo de Brincar: um grupo de crianças escolhe o que vai ser o chefe através de sorteio como por exemplo par ou ímpar. Ele é quem virá de frente para as demais crianças, começando a dar os comandos, que todas as demais deverão obedecerAs crianças participantes devem ficar formando uma fila, enquanto o chefe fica na frente dessa fila olhando para todos eles e observando seus movimentos.

Desenvolvimento: o chefe passa a falar aleatoriamente: "Vivo" ou "Morto". No caso de "vivo/sol" os participantes devem manter-se de pé. Quando ele gritar "morto/chuva" os participantes devem abaixar-se, ficando acocorados. Isso deve ser feito instantaneamente após o grito do chefe.

O chefe do jogo deve procurar fazer as crianças ficarem confusas, repetindo a mesma ordem mais de uma vez, por exemplo:

"Morto", "Morto", "Morto", "Vivo".
Nesta brincadeira colocamos os alunos em fila com placas indicando números naturais aleatórios , sendo assim ao quando falávamos um número por exemplo o número 10 os alunos deveriam associar o número que eles tinha e os divisores desse número teriam que abaixar e os múltiplos desse número deveriam ficar em pé, conforme falávamos um novo número alteravamos também a ordem de levantar ou abaixar, os alunos deveriam reconhecer rapidamente qual ordem seguir de acordo com o número que possuiam. O aluno que errava sairia da brincadeira e esperava a determinação de um vencedor para iniciar nova jogada.

Referências:
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=92

Nenhum comentário:

Postar um comentário