segunda-feira, 6 de julho de 2015

Toquinho Matemático


Responsável: Carime Ferreira do Vale Lima

O Jogo
“Toquinho Matemático” é uma adaptação de outro jogo popular conhecido por “Queimada”.
O jogo busca retomar os conceitos matemáticos, aprimorar o cálculo mental e o raciocínio lógico-matemático.

Objetivo
Ao elaborar o jogo, nossos objetivos foram: a) aprimorar o entendimento dos alunos em relação aos conceitos envolvidos; e b) possibilitar aos alunos o desenvolvimento de cálculo mental e interpretação de situações problemas.

Publico Alvo
Alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Peças do Jogo
Três bolas de handebol e cones (toquinho) para cada participante.


Escolhemos um conceito e formulamos uma lista de perguntas. Adaptamos as perguntas, de acordo com os objetivos que o docente desejar, tomamos como exemplos:

Ensino Fundamental
Sexto ano: operações com números naturais.
Ex.: 38+122=160.
       125:5=25.
Sétimo ano: operações com números inteiros.
Ex.:(-12)-(-4)=(-8) .
       36:(-6)=(-6).
Oitavo ano: operações relacionando equações de primeiro grau.
Ex.: 3x=.15.
       8=2+2x.
Nono ano: operações relacionando potenciação ou raiz quadrada.
Ex.:
        
 Ensino Médio
Primeiro ano: conceitos de função.
Ex.: Dado f(x)= 2-3x, qual o valor de f(5). R: f(5)=-13.
Segundo ano: conceitos de volume.
Ex.: Qual o volume do cubo de lado 2cm. R: 8cm³
Terceiro ano: conceitos de média.
Ex.: Qual a média dos valores: 3, 7, 8 e 2. R: 5.
Como Jogar
Os alunos são divididos em dois times. Um integrante de cada time iniciará no “cemitério” e poderá se juntar ao grupo quando o primeiro do seu time for “queimado”. Cada participante, com exceção da pessoa no cemitério, terá um cone para defender. O cone poderá ser posicionado em qualquer local do território time.
 

O jogo inicia com uma bola e, gradualmente, vão sendo inseridas as outras. Com as bolas os jogadores devem tentar “queimar” seus adversários, derrubando o cone do adversário. Para validar a jogada, quem derrubou o cone deve responder uma pergunta, das elaboradas anteriormente, a ser sorteada pelo juiz. Se for queimada, a pessoa vai para o “cemitério”, levando a bola, onde poderá interagir com seu time (passar a bola) ou tentar “queimar” o adversário, lembrando que não pode sair do cemitério. Se a pessoa derrubar acidentalmente seu próprio cone ou de um companheiro de equipe, também deverá responder uma pergunta. Se responder corretamente, poderá permanecer em quadra. Uma pessoa poderá defender o cone de um companheiro de equipe, mas se derrubado, a pessoa queimada será o dono do cone. Se for derrubado mais de um cone, numa jogada, só será necessário responder a uma pergunta. Ganha o time que eliminar todos os participantes do outro time adversário.

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