terça-feira, 14 de julho de 2015

Elefante matemático

Elaboração de jogo: Elefante matemático.
Desenvolvido pelo discente Gevair Norberto de Souza

  Este jogo foi baseado em um jogo infantil chamado “Elefante Colorido”, que consiste em dividir uma área em 3 partes, tendo todas as crianças ficando em uma das extremidades, no caso do esquema abaixo, na área 1. Uma única criança fica na área 2, que é a do meio. Essa criança que fica na área 2, tem que ficar de costa para as outras crianças e falar “Elefante colorido...”, e as crianças da área 1 respondem “Que cor?”, e a criança da área 2 tem que falar uma cor. Nesta hora, a criança da área 2 pode ficar de frente para a área 1, e simultaneamente, as crianças da área 1 tem que passar para a parte 3 sem serem pegas pela criança da área 2. As crianças que tiverem a cor falada para a criança da área 2, não podem ser pegas, quem não tiver a cor, tem que passar sem ser pego. Caso ela consiga pegar alguém, esse alguém fica presa na área 2 e fica de costas para a área 3, e o jogo se repete, se ele não pegar ninguém, ele continua na área 2 e o jogo se repete.

No jogo “Elefante matemático” a ideia do jogo é muito similar a esta, a diferença é que ao invés da pessoa que fica presa na área 2 falar uma cor, ela tem que falar uma conta. E as pessoas que sabem o resultado da conta ficam isentas e não podem ficar presas na área 2. Assim ao falar a conta, todos que estiverem na área 1 tem que passar para a área 3, e quando a pessoa que está presa na área 2 pegar alguém, ele fala “Pego”, e todos tem que parar exatamente onde estão, e a pessoa que ele pegou, tem que responder baixo, qual o resultado da conta que foi falada, se acertar, ele está livre e pode passar para a outra área e ele fala “Acertei”, e todos podem se mover novamente e a pessoa que está presa pode tentar pegar outra pessoa, se errar ele fica preso na área 2.
Para a realização deste jogo, o único material necessário, seria algo para desenhar as linhas que delimitariam as áreas onde as crianças vão ficar, como por exemplo um giz.
As contas que as crianças teriam que fazer, podem ser de temas livres ou de temas específicos, como multiplicação, potenciação, e outro, de acordo com o combinado com o professor que irá aplicar o jogo.

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