quarta-feira, 1 de julho de 2015

Jogo “Mico da Geometria de Euclides”

Jogo adaptado do Jogo do Mico, disponível em site

Objetivo:
Acabar com as cartas da mão, fazendo o maior número de pares possível.
Regras:
Antes do início do jogo deverá ser escolhido um carteador.
O carteador embaralha as cartas e permite ao jogador à sua direita o corte do baralho. O jogador que cortar o baralho deverá retirar uma carta qualquer e colocá-la no centro da mesa, com a face voltada para baixo.
O carteador distribui todas as cartas, uma a uma, entre os jogadores.
Depois de distribuídas as cartas, os jogadores verificam os pares possíveis de serem formados e abaixar os pares (cada jogador abaixa o par formado na sua frente).
Assim que todos já tiverem abaixados os pares formados em suas mãos, inicia-se o jogo propriamente dito.
O jogador à esquerda do carteador pega uma carta aleatoriamente dentre os presentes no leque de cartas do jogador à sua esquerda. Se um par for formado, o jogador abaixa esse par junto com seus outros pares.
O jogo segue dessa forma até que um jogador fique com uma única carta na mão. Essa carta é chamada de Mico de Euclides, pois o par dela deverá ser a carta que está no centro da mesa.
Assim que acabarem os jogos, são contadas as quantidades de pares de cada jogador, sendo que o possuidor do mico não deverá contar seus pares.
Ganhador
Ganha o jogo o jogador que tiver feito o maior número de pares dentre os jogadores ainda participantes.
Faltas

Caso haja algum erro e o jogo termine com um jogador com 2 cartas sem pares ou dois jogadores acabem cada um com uma carta, não formando par, todos os jogadores deverão verificar entre seus pares se não há alguma carta errada. O jogador que cometer a infração ficará de fora da contagem dos pares.
Exemplo das cartas:
Por: Marina Cancio

Nenhum comentário:

Postar um comentário