quarta-feira, 8 de julho de 2015

Qual é o “x” da questão.

Elaboração de jogo.
Discente: Aline Ap. Miranda Gomes 
Jogo de cartas - Qual é o “x” da questão.
Descrição do jogo:
Este jogo é composto por 36 cartas sendo 18 delas com equações de 1º grau , bem como sua resolução e as outras 18 com o valor numérico da incógnita de cada equação apresentada.
O conteúdo matemático apresentado é o de equações de 1º grau e valor numérico da expressão e pode ser aplicado a partir do 7º ano do Ensino Fundamental .
Número de jogadores:
Mínimo de 2 jogadores sem número máximo, podendo ser jogado em duplas ou aplicados para a sala toda tendo o professor como mediador das respostas.
Regras do jogo
As cartas com valores numéricos devem estar viradas e espalhadas sobre uma mesa com o número a vista dos jogadores; e as demais cartas com a equação devem permanecer viradas para baixo empilhada no meio das demais.
Os jogadores devem escolher uma carta aleatória e ler a equação para os demais competidores , que após a resolução da equação escolhe a carta com o valor numérico do “x” correspondente à equação lida e se esta estiver correta o jogador guardar os pares de cartas formados entre equação e valor correspondente.Em seguida o próximo jogador escolhe outra carta e dá sequencia ao jogo, o jogador que tira a carta não pode participar desta rodada visto que o mesmo mantem a resposta correta da equação , sendo assim este deve permanecer como mediador dos demais jogadores.

No final das cartas ,vence o jogador que tiver o maior número de pares formados.
  

Referencias
Currículo do Estado de São Paulo: matemática e suas tecnologias / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini, coordenação de área, Nilson José Machado - São Paulo: SEE, 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário