sexta-feira, 3 de novembro de 2017

O Relógio e a Probabilidade.


Jogo: Apostas no Relógio

Adaptado de Portal da Coleção M³ Matemática Multimídia.

Público alvo: Alunos do segundo ou do terceiro ano do Ensino Médio.

Objetivos: O jogo tem como objetivo integrar o lúdico com o conteúdo de Probabilidades, mais especificamente, com o cálculo de probabilidades.

Composição do jogo: Desenho de um relógio de parede (sem os ponteiros), figura 1, e um saquinho ou urna para o sorteio dos números (figura 2).

Instruções: O jogo deve ser aplicado em grupos. Para jogar, cada grupo deverá decidir o time A e o time B. Então, cada time deverá sortear uma ficha e, com a ajuda dos ponteiros, as equipes deverão representar os dois valores extraídos como se fossem minutos do relógio.

Com os números marcados, o relógio dividirá o setor circular em duas regiões. Pontuação: O time A marcará ponto se a marca do 0 minuto estiver na maior região. Caso contrário, o time B marcará ponto.

Se as duas regiões tiverem a mesma área, desconsidere a jogada. O empate ocorrerá, também, se a marca de 0 minutos estiver na fronteira das regiões.

O vencedor: Ganha a partida o time que marcar 10 pontos primeiro. Perde o jogo, aquele que tiver a menor pontuação.

Figuras:


Nota: O jogo “Apostas no Relógio” é de autoria de Laura Letícia Ramos Rifo. Portanto, não tenho direitos autorais sobre tal obra intelectual. Essa é uma proposta de adaptação da atividade lúdica, ficando a cargo do educador explorar o jogo conforme as orientações da autora ou, alternativamente, abordando outros tópicos da probabilidade, como, por exemplo, a probabilidade condicional durante o fechamento da atividade.

O link do jogo está disponível em < http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1365> e foi encontrado no Portal da Coleção M³ Matemática Multimídia, que contém recursos educacionais multimídia em formatos digitais, desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do FNDE, SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil.


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