Jogo: Apostas no Relógio
Adaptado de
Portal
da Coleção M³ Matemática Multimídia.
Público
alvo: Alunos do segundo ou
do terceiro ano do Ensino Médio.
Objetivos: O jogo tem como objetivo integrar o
lúdico com o conteúdo de Probabilidades, mais especificamente, com o cálculo de
probabilidades.
Composição
do jogo: Desenho de um relógio
de parede (sem os ponteiros), figura 1, e um saquinho ou urna para o sorteio
dos números (figura 2).
Instruções:
O jogo deve ser aplicado em grupos. Para
jogar, cada grupo deverá decidir o time A e o time B. Então, cada time deverá
sortear uma ficha e, com a ajuda dos ponteiros, as equipes deverão representar
os dois valores extraídos como se fossem minutos do relógio.
Com os números marcados, o relógio dividirá o setor circular em duas
regiões. Pontuação: O time A marcará ponto se a marca do 0 minuto
estiver na maior região. Caso contrário, o time B marcará ponto.
Se as duas regiões tiverem a mesma área, desconsidere a jogada. O empate
ocorrerá, também, se a marca de 0 minutos estiver na fronteira das regiões.
O vencedor: Ganha a partida o time que marcar 10 pontos
primeiro.
Perde o jogo, aquele que tiver a menor pontuação.
Figuras:
Nota: O jogo “Apostas no Relógio” é de autoria de
Laura Letícia Ramos Rifo. Portanto, não tenho direitos autorais sobre tal obra
intelectual. Essa é uma proposta de adaptação da atividade lúdica, ficando a
cargo do educador explorar o jogo conforme as orientações da autora ou,
alternativamente, abordando outros tópicos da probabilidade, como, por exemplo,
a probabilidade condicional durante o fechamento da atividade.
O link do jogo está disponível em < http://m3.ime.unicamp.br/recursos/1365> e foi encontrado no Portal da
Coleção M³ Matemática Multimídia, que contém recursos educacionais multimídia
em formatos digitais, desenvolvidos pela Unicamp com financiamento do FNDE,
SED, MCT e MEC para o Ensino Médio de Matemática no Brasil.
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