quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Jogo Pedagógico: “Pega Fita”


Materiais
•   Fitas coloridas de cetim – em duas cores. (Em média 20 peças de cada);
•   Questões impressas em papel a ser aderido nas fitas (com alfinetes ou cola mesmo);
•   Fita crepe larga.
Descrição
O Jogo pode ser aplicado a alunos do 6º ao 9ºano do ensino fundamental, com intuito de estimular a resolução ágil de exercícios; com relação ao conteúdo, este pode ser de qualquer disciplina, não necessariamente matemática, desde que se preparem questões rápidas de memória ou aplicação do que foi aprendido nas aulas anteriores; no entanto, aplicando o jogo a disciplinas da área de “humanas”, deve-se tomar cuidado para se escolher questões com respostas fechadas.
Os participantes devem ser divididos em duas equipes. Distribuir para cada equipe, os pedaços de fitas de cores diferentes para diferenciar cada equipe.
As fitas deverão ser afixadas nas costas com fita crepe.
Este jogo é parecido ao pega-pega, e as regras adaptadas seriam:
Regras
O jogo se inicia com todos os participantes distribuídos em seus times pela quadra da escola, já com suas fitas fixadas;
Ao som de um apito ou a mando do professor, os alunos deverão pegar a maior quantidade de fitas possível, do time adversário sem deixar que as suas sejam pegas;
Quando todos as fitas de uma das equipes forem arrancadas, o jogo é pausado. Os grupos deverão então, se reunir e uma a uma as questões das fitas arrancadas pela equipe, até então vencedora, serão anunciadas pelo professor;
Os dois times poderão tentar responder, e a equipe que responder corretamente primeiro, ficará com a fita;
A brincadeira se reinicia enquanto alguma das equipes tiver pelo menos 1 fita.
Vence a equipe que pegar todos as fitas da outra.
Referências:

PEGA o rabo. Brincadeiras populares para criança no Brasil: Jogos infantis que estimulam a agilidade e o condicionamento físico da criança. Disponível em: <https://br.guiainfantil.com/materias/cultura-e-lazer/jogos/pega-o-rabo-brincadeiras-populares-para-crianca-no-brasil/>. Acesso em: 17 nov. 2017.

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