Autor:
Bruno Figueiredo Soares
Público-alvo:
alunos do 8º ano em diante.
Duração:
de 40 a 50 minutos.
Objetivo:
trazer a reflexão dos alunos em relação aos conceitos trabalhados anteriormente
sobre o triângulo.
DESCRIÇÃO
O material base para esta atividade
didática é uma cartolina de qualquer cor cortada no formato de qualquer
triângulo de acordo com o conceito sobre triângulo trabalhado em sala de aula,
neste caso, cortamos a cartolina no formato de um triângulo retângulo por
termos trabalhado sobre como identificar um triângulo retângulo, como encontrar
os catetos e a hipotenusa e o Teorema de Pitágoras.
Fonte: do autor
A partir
do material base, dividimos a sala em grupo de três pessoas e distribuímos a
cartolina. Com a cartolina em mãos pedimos para os alunos refletirem sobre o
que aprenderam nas últimas aulas, com o auxílio do que foi anotado no caderno,
passassem para a cartolina o conceito ensinado através do olhar criativo deles.
Este
material didático explora a criatividade dos alunos e a capacidade deles em
resumir o conceito previamente entendido em uma “tela em branco”. O professor
pode utilizar este material como um método de avaliação em que pode ser
avaliado como cada grupo conseguiu passar o seu conhecimento para a cartolina
através de uma breve apresentação do resultado de cada grupo para o restante da
sala.
Abaixo
temos alguns resultados feitos por alunos da 1ª série do Ensino Médio da E. E.
Attília Prado Margarido.
Fonte:
do autor
RECOMENDAÇÕES
1.
A divisão dos grupos deve ser feita de
acordo com a quantidade de alunos da sala. Por exemplo, caso a sala tenha 40
alunos é melhor trabalhar com grupo de quatro/cinco alunos do que trios.
2.
Dê preferência por cartolinas de cores
claras para ficar mais fácil de enxergar o trabalho feito pelos alunos.
3.
Para a construção do triângulo pode ser
cortado uma cartolina retangular em uma das suas diagonais formando dois
triângulos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário