segunda-feira, 20 de novembro de 2017

MATERIAL DIDÁTICO: “Reflexão sobre o triângulo"

Autor: Bruno Figueiredo Soares

Público-alvo: alunos do 8º ano em diante.

Duração: de 40 a 50 minutos.

Objetivo: trazer a reflexão dos alunos em relação aos conceitos trabalhados anteriormente sobre o triângulo.

DESCRIÇÃO
            
           O material base para esta atividade didática é uma cartolina de qualquer cor cortada no formato de qualquer triângulo de acordo com o conceito sobre triângulo trabalhado em sala de aula, neste caso, cortamos a cartolina no formato de um triângulo retângulo por termos trabalhado sobre como identificar um triângulo retângulo, como encontrar os catetos e a hipotenusa e o Teorema de Pitágoras.


Fonte: do autor

            A partir do material base, dividimos a sala em grupo de três pessoas e distribuímos a cartolina. Com a cartolina em mãos pedimos para os alunos refletirem sobre o que aprenderam nas últimas aulas, com o auxílio do que foi anotado no caderno, passassem para a cartolina o conceito ensinado através do olhar criativo deles.
            Este material didático explora a criatividade dos alunos e a capacidade deles em resumir o conceito previamente entendido em uma “tela em branco”. O professor pode utilizar este material como um método de avaliação em que pode ser avaliado como cada grupo conseguiu passar o seu conhecimento para a cartolina através de uma breve apresentação do resultado de cada grupo para o restante da sala.
            Abaixo temos alguns resultados feitos por alunos da 1ª série do Ensino Médio da E. E. Attília Prado Margarido.


Fonte: do autor
RECOMENDAÇÕES

1.      A divisão dos grupos deve ser feita de acordo com a quantidade de alunos da sala. Por exemplo, caso a sala tenha 40 alunos é melhor trabalhar com grupo de quatro/cinco alunos do que trios.
2.      Dê preferência por cartolinas de cores claras para ficar mais fácil de enxergar o trabalho feito pelos alunos.
3.      Para a construção do triângulo pode ser cortado uma cartolina retangular em uma das suas diagonais formando dois triângulos.


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