quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Jogo "Combinatória na Terra Média"

Introdução
Baseado na história das obras de J. R. R. Tolkien, este jogo tem como objetivo didático reforçar os conteúdos presentes em Análise Combinatória através de perguntas referentes às viagens realizadas por Bilbo e os 13 anões na Terra Média, no livro “O Hobbit”.

Materiais

O jogo é composto por 1 tabuleiro, 1 dado, 5 cartões de pergunta, 5 peões, um cartão de resposta e uma folha de anotação.

Regras

Narrador: será aquele que lerá as perguntas e analisará as respostas dadas pelos jogadores.
Lugar: há 5 lugares no tabuleiro. Em cada lugar, cada jogador pode receber 4 anéis, que serão computados pelo narrador na folha de anotações, pois não há peças que as representem. Para entrar e sair de um lugar, é preciso passar pelos quadrados cinzas ao redor dele, assim como na posição início.
Cartões de pergunta: há um cartão de pergunta referente a cada lugar. O jogador só pode ter acesso ao cartão quando entrar no referente lugar.
Cartão de resposta: o único participante permitido a ler o cartão de resposta é o narrador, que deverá consultá-lo para averiguar se os jogadores acertaram ou não às perguntas dos cartões de pergunta.
Folha de anotação: o narrador deverá anotar todos os anéis adquiridos por cada jogador.
Objetivo: ao passar por todos os lugares, ganhar os 20 Anéis do Poder, vence o primeiro jogador que adquirir todos os anéis. É necessário ter um narrador e, no máximo, 5 jogadores. Todos os jogadores começarão na posição em que está escrito “Hobbit” do tabuleiro. Começa o jogador que está à esquerda do narrador, seguindo no sentido anti-horário. Para se locomover, o jogador precisa lançar o dado e andar a quantidade de casas referente ao número indicado nele. Por exemplo, se a face voltada para cima do dado estiver a representação do número 3, o jogador precisa avançar 3 casas (quadradinhos do tabuleiro) a partir da qual ele se encontra, em qualquer direção. Ao entrar em um lugar, através de um dos dois quadrados cinzas ao redor dele, o jogador deve responder de maneira que apenas o narrador saiba sua resposta. Se acertar, o jogador adquire 4 anéis, que serão marcados pelo narrador na folha de anotação, e pode prosseguir o jogo lançando o dado. Se errar, permanece no lugar e perde a vez.

O jogo detalhado e os materiais estão disponibilizados em http://pibid.icmc.usp.br/arquivos/Combinat%C3%B3ria%20na%20Terra%20M%C3%A9dia.pdf?

Nenhum comentário:

Postar um comentário