terça-feira, 13 de março de 2012

Jogo Corrida Matemática

Público alvo: Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano.
Período: 17/02/2012 e 02/03/2012, uma hora de atividade por dia.
Conteúdo: Operações aritméticas e situações-problema.
Materiais: Placa de isopor, papel dobradura, carrinhos de plástico e cartolina.
Objetivos: - desenvolve o raciocínio para cálculos mentais;
                 aumenta a capacidade de observar, discutir, enfrentar e deduzir soluções para situações-problemas propostas.




Desenvolvimento: O jogo possui um tabuleiro de seis níveis, 6 carrinhos e cartas com situações-problema. Nos três primeiros níveis os alunos faziam questões entre si, utilizando as tabuadas. Já nos três níveis finais, eram feitas perguntas das cartas com situações-problema para que o aluno avançasse de nível. O aluno só passava de nível quando respondia corretamente. Ganhava o aluno que passasse por todos os níveis e alcançasse a "Chegada" primeiro.






Pibidianos responsáveis: Laura Blanco e Pedro Henrique da Silva Oliveira Castro

terça-feira, 6 de março de 2012

Introdução à Teoria dos Conjuntos (Aplicação)

Na manhã desta terça-feira, 06 de março, iniciaram-se as atividades do PIBID no 9o ano da Escola Estadual Ary Pinto das Neves . A primeira atividade desenvolvida foi uma aula de introdução ao conceito de conjuntos, onde, a princípio, foi lido o poema "O homem: as viagens" de Carlos Drummond de Andrade. A partir da leitura foram conceituados Conjunto e Elemento, e em seguida, formas de representação de conjuntos. Durante a aplicação houve participação dos alunos e eles puderam compreender os assuntos tratados. A atividade foi ministrada nos 9os anos A, E e D pela pibidina Rita Idem e acompanhada pela pibidiana Camila Buffo.


Plano de Aula: Introdução à Teoria dos Conjuntos

ESCOLA ESTADUAL ARY PINTO DAS NEVES 
Estagiária: Rita de Cássia Idem
Plano de aula: 9o ano/ Ensino Fundamental
Bimestre:1o Bimestre
Data: 06/03/2012
Número de aulas: 1 aula
Atividade: Leitura Compartilhada, Aula Expositiva Dialogada.
Conceito: Conjuntos
Conteúdos: Introdução ao conceito de conjuntos, tipos de representação de conjuntos (por diagrama, por chaves, pela propriedade dos elementos).
Objetivo: Conhecer ou rever o conceito de Conjuntos e compreender a utilidade do conceito.
Materiais necessários: cópia de texto que será lido ao iniciar a aula para cada aluno, lousa, giz.
Desenvolvimento ou Estratégias:
Inicialmente haverá leitura compartilhada de um poema.

Após a leitura do texto, percebe-se que o autor cita vários corpos celestes . Pedir aos alunos que citem quais são eles, em tom de conversa. Eles devem citar os seguintes, que posteriormente serão escritos na lousa:
Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Sol.
Então, pode-se dizer que: Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter e Sol são corpos celestes citados no poema O homem: as viagens.
Assim,
A coleção de corpos celestes citados no texto forma um conjunto.
Cada corpo celeste é um elemento do conjunto.

Generalizando:
Conjunto: Representa uma coleção de objetos. (denota-se por uma letra maiúscula)
Elemento: É um dos componentes de um conjunto. (denota-se por uma letra minúscula)

Podemos representar os conjuntos das seguintes maneiras:
1) Por diagrama

 2) Entre chaves, separando os elementos por vírgulas:
A= {Terra, Lua, Marte, Vênus, Júpiter, Sol}
 3) Pela propriedade dos elementos:
A= {Corpos celestes citados no poema O homem: as viagens}

(Exercício) Represente o conjunto expresso pela propriedade: A={estados da região Sudeste}; B={dias da semana começados pela letra S}.

Avaliação: A partir do entendimento dos alunos no decorrer da aula e na resolução do exercício.

Referências

BARRETO FILHO, B. Matemática aula por aula: volume único: ensino médio . São Paulo: FTD, 2000.

Caderno do Professor: matemática, ensino fundamental – 9º ano, volume 1/ Secretaria da Educação; Coord. Geral Maria Inês Fini. São Paulo: SEE, 2011.

ANDRADE, C. As impurezas do branco. 3. Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974.

Só Ensino. Disponível em: <http://www.soensino.com.br/foruns/viewtopic.php?f=2&t=6394>. Acessado em: 08/02/2012.

Teoria de conjuntos. Disponível em:
<http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=problemas%20envolvendo%20conjuntos&source=web&cd=13&ved=0CDsQFjACOAo&url=http%3A%2F%2Fcolegiocerp.com.br%2Fimages%2Fensinomed%2FTEORIA%2520DE%2520CONJUNTOS%2520aua%25203.ppt&ei=ZPAyT-SeEYfxggeO_P2zBQ&usg=AFQjCNEZQ_NnDRtzc3xIL_FJjVz7SPpfag&sig2=sKBYLEqgAn33NqFHLt9Jw&cad=rja>. Acessado em: 08/02/2012.

MARQUES, Y. A Mágica da Matemática. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1990.



segunda-feira, 5 de março de 2012

Identificação dos polígonos e perímetro

Na última sexta feira, 02, os alunos do 7º ano da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, utilizaram o Tangram como instrumento para identificação de figuras planas e aplicação do conceito de perímetro, orientados pela pibidiana Milenna.

Os objetivos dessa atividade foram: levar os alunos a compreenderem que a geometria trabalha com figuras que estão presentes em seu cotidiano e que podemos construir um conhecimento e nos divertir através dela; nomear as diferentes formas geométricas presentes no Tangram (triângulos, quadrado, paralelogramo) e apresentar o desenvolvimento do cálculo de seus perímetros.

A classe foi dividida em trios, e cada um deles recebeu um Tangram. A primeira atividade proposta foi a montagem de figuras a partir de sombras, como gato, homem, casa, galo, com o intuito de perceberem o quanto a geometria está presente no mundo. Nesse momento, notaram o conceito de área, percebendo que juntando dois triângulos pequenos formava-se tanto o quadrado quanto o paralelogramo. Depois, os alunos aplicaram o conceito de perímetro já visto. Com o auxílio da régua, mediram cada peça do Tangram, e calcularam os perímetros, respectivamente. 



 A atividade foi bem sucedida. Os alunos compreenderam e assimilaram bem seus objetivos.

Jogo dos Cubos

 Na última sexta feira, 02, as pibidianas Aline e Milenna aplicaram o Jogo do Cubo na Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha.

Primeiramente, os alunos tiveram contato com cubos de diversos tamanhos, feitos de e.v.a, onde puderam manusear esse sólido geométrico.  Após uma breve introdução dos conceitos de aresta, vértice, face,  área e volume, foi aplicado o Jogo do Cubo.
O jogo é constituído de cartas e cada uma representa uma definição (aresta, vértice, face, e respectivos números).  O objetivo é associar as cartas, ou seja, associar a carta “aresta” com o número de arestas que compõem o cubo; a  “vértice” com o número de vértices, e assim sucessivamente, avaliando o conhecimento dos alunos perante esses conceitos.
Além dessas, o jogo possui cartas que representam números, operações usuais (adição, subtração, multiplicação e divisão), e alguns conceitos como área e volume. Os alunos deveriam associar as cartas corretamente.

Houve uma grande participação dos estudantes, mesmo que alguns mostrassem um pouco de dificuldade com o conceito de volume, conseguiram jogar e associar as cartas corretamente. Por acharem a atividade interessante, muitos repetiram o jogo mais de uma vez, fixando melhor os conceitos vistos.