quinta-feira, 22 de junho de 2017

Jogo dos polinômios - uma maneira divertida de multiplicar os polinômios


Jogo dos polinômios

Autor: Manoel de Souza Lamim Netto.
Público alvo: Alunos do terceiro ano do ensino médio.
Objetivos: O jogo tem como objetivo trabalhar as operações de adição, subtração e multiplicação de polinômios de maneira lúdica. O aluno terá a oportunidade de praticar – e fixar – as operações tradicionais envolvendo polinômios a partir de dois dados e um tabuleiro, como, por exemplo, semelhante ao da figura 2.
Composição do jogo: dois dados, figura 1, sendo que, em cada um deles, há seis polinômios, de modo que nenhum polinômio utilizado no primeiro dado se repete no segundo e um tabuleiro, figura 2.
Instruções: O jogo pode ser aplicado individualmente ou em grupos. Para jogar, lançam-se os dois dados, anotam-se os polinômios que apareceram nas faces viradas para cima e efetua-se o produto entre os dois polinômios, registrando o resultado no tabuleiro. O jogo continuará repetindo o mesmo procedimento para cada novo jogador. Não poderá se repetir polinômios anteriormente registrados e, caso isso ocorra, o aluno deverá lançar os dados outra vez.
Pontuação: O professor (ou quem estiver aplicando o jogo para os alunos) ficará responsável por conferir o polinômio resultante de cada multiplicação, atribuindo um critério para a correção dos resultados (por exemplo: 1 ponto  para cada resultado correto).
O vencedor: Vence o jogo aquele que tiver a maior pontuação. Perde o jogo, aquele que tiver a menor pontuação.
Figuras:


Figura 1



Figura 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário