segunda-feira, 5 de março de 2012

Identificação dos polígonos e perímetro

Na última sexta feira, 02, os alunos do 7º ano da Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, utilizaram o Tangram como instrumento para identificação de figuras planas e aplicação do conceito de perímetro, orientados pela pibidiana Milenna.

Os objetivos dessa atividade foram: levar os alunos a compreenderem que a geometria trabalha com figuras que estão presentes em seu cotidiano e que podemos construir um conhecimento e nos divertir através dela; nomear as diferentes formas geométricas presentes no Tangram (triângulos, quadrado, paralelogramo) e apresentar o desenvolvimento do cálculo de seus perímetros.

A classe foi dividida em trios, e cada um deles recebeu um Tangram. A primeira atividade proposta foi a montagem de figuras a partir de sombras, como gato, homem, casa, galo, com o intuito de perceberem o quanto a geometria está presente no mundo. Nesse momento, notaram o conceito de área, percebendo que juntando dois triângulos pequenos formava-se tanto o quadrado quanto o paralelogramo. Depois, os alunos aplicaram o conceito de perímetro já visto. Com o auxílio da régua, mediram cada peça do Tangram, e calcularam os perímetros, respectivamente. 



 A atividade foi bem sucedida. Os alunos compreenderam e assimilaram bem seus objetivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário